Tags

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe termina oficialmente nesta sexta-feira (09) e registrou 25.552 pessoas vacinadas em Sorocaba nos últimos sete dias. Com este número, a cobertura total da campanha alcançou 166.380 sorocabanos.

Esta participação foi concentrada entre as pessoas que não fazem parte dos grupos com indicação prioritária para se vacinar e que tiveram acesso liberado às doses pelo Ministério da Saúde desde segunda-feira (05). Entre as pessoas sem fatores de risco, foram atendidos 22.505 sorocabanos em uma semana.

Já entre os grupos considerados prioritários para a vacinação, que têm estimativa de população e meta de 90% a ser atingida, foram aplicadas 3.375 doses em uma semana e 134.291 doses desde o início da vacinação, dia 17 de abril. Este total  corresponde a 83,19% do público-alvo que é de 161.421 pessoas. A campanha continua até esta sexta-feira (09) nas 32 Unidades Básicas de Saúde da cidade para todos os interessados com idade a partir de 6 meses.

O atendimento será mantido até o encerramento das doses, sendo que, nesta quinta-feira (08) o estoque central da Saúde estava esgotado e as únicas doses disponíveis já estavam distribuídas nas UBSs. Levantamento realizado apontou a disponibilidade aproximada de 9 mil doses para a população em geral. “Desde o início da semana, quanto foi aberto o acesso à população fora dos grupos inicialmente priorizados, temos registrado um movimento intenso. Continuando desta forma, é preciso que as pessoas já estejam cientes de que podem encontrar alguma unidade com estoque esgotado nas próximas horas”, orienta a supervisora de imunização da Vigilância Epidemiológica, Daniela Malaquias.

Ela ressalta, porém que todas as unidades já fizeram uma reserva estratégica para a  aplicação de doses de reforço em crianças que já receberam a primeira vacina. Essa segunda dose é indicada para crianças de 6 meses a 8 anos que tenham sido imunizadas pela primeira vez na vida este ano. “Os pais dessas crianças foram orientados no ato da primeira dose sobre a recomendação de voltar um mês depois para a segunda aplicação. Toda a rede manterá as doses necessárias para esse atendimento que garantirá a imunização das crianças”, esclareceu Daniela.

99% dos idosos se vacinaram

Desde o início da campanha de vacinação, o grupo dos idosos é o que mais procurou se proteger contra a gripe. Até esta quarta-feira, dia 07, 65.242 sorocabanos com mais de 60 anos se vacinaram, número equivalente a 99% da população total de idosos da cidade que é estimada em 65.906 pessoas. Apesar da divulgação realizada e da importância de se vacinar contra a gripe, a participação expressiva é uma exclusividade dos idosos, pois todos os outros grupos prioritários não atingiram a meta de imunização até o momento.

A menor participação entre esses públicos é das gestantes, atualmente com 66,39% vacinadas (4.528 grávidas). Em seguida, o grupo das crianças está com 66,94% de cobertura (23.849 doses aplicadas entre 6 meses e 4 anos). Já entre os portadores de doenças crônicas, o índice de pessoas vacinadas é de 74,12% (25.537 pessoas), entre as mulheres que deram à luz há 45 dias é de 78,86% (884 puérperas) e é de 81,47% o índice de profissionais de saúde vacinados (14.251 pessoas).

Outros grupos vacinados e que não são considerados prioritários tiveram participação de 23.478 pessoas até o momento. Também foram vacinados 3.901 professores, 4.043 pessoas privadas de liberdade e 667 funcionários do sistema prisional.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias