Tags

Com a previsão de chegada de novas frentes frias durante esta semana no Estado de São Paulo, a tendência é que ocorra uma baixa acentuada de temperatura na região de Sorocaba.

Essa possibilidade coloca em alerta os funcionários da Secretaria de Igualdade e Assistência Social da Prefeitura de Sorocaba que trabalham com a atenção às pessoas em situação de rua na cidade.

Conforme a Secretaria de Igualdade e Assistência Social, ações estão sendo preparadas para enfrentar o inverno que começa no dia 21 de junho e para acolher e proteger essas pessoas desde já. O órgão irá intensificar o processo de busca ativa que consiste em mapear as áreas utilizadas como ponto de encontro ou refúgio temporário desses indivíduos.

Responsável pelo Centro POP em Sorocaba, o servidor público Leandro Antônio de Oliveira Lima, destaca a estrutura montada pelo organismo para passar pelo período de inverno em Sorocaba. “Temos alguns locais que podem abrigar essas pessoas, como o Centro POP perto da rodoviária e o S.O.S na região do Ceagesp; nessa época do ano a nossa atenção redobra e estamos preparados para garantir a alimentação e o descanso em condições dignas desse nosso público”, destacou. Só no S.O.S são 60 os atendimentos em dias normais, aumentando para até 75 em períodos de temperatura menor.

Busca ativa é diferencial da Secretaria de Igualdade e Assistência Social

Um dos elementos que tem sido utilizados pela Secretaria de Igualdade para promover a assistência social plena às pessoas em situação de rua é a busca ativa, consistindo em um serviços formado por dois veículos e equipes de técnicos especializados que percorrem a cidade mapeando e checando pontos tradicionais de permanência de pessoas em vulnerabilidade, cadastrando e oferendo amparo a esses indivíduos. Além de percorrer áreas conhecidas, a busca ativa atua através da comunicação da população que pode informar novas áreas onde estejam essas pessoas. 

Solidariedade é esperada em campanha do agasalho

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) lançou recentemente a Campanha do Agasalho 2017. Com diversos pontos de coleta espalhados pela cidade – a estimativa é chegar aos duzentos pontos de recolhimento-, a população pode doar agasalhos novos ou usados que serão destinados à entidades locais. Entre os prédios públicos que aderiram à campanha estão as seis unidades das Casas do Cidadão, os terminais de ônibus, Biblioteca Municipal e a sede da Secretaria de Igualdade e Assistência Social na rua Santa Cruz, 116, centro de Sorocaba. 

Canais de comunicação

Quem desejar se comunicar com a Secretaria de Igualdade e Assistência Social para comunicar pontos em que podem ser encontrados pessoas em situação de rua ou usuários de drogas, podem entrar em contato com o Centro POP, que fica na rua  Comendador Pereira Inácia, 763 – Jardim Sandra 3229-6690, ou pelos números (whatsapp) 991014772 / 998320581.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios