Tags

A Prefeitura de Sorocaba realiza, entre de 05 a 11 de junho, uma série de atividades especiais para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a programação visa chamar a atenção dos sorocabanos para a importância da preservação dos recursos naturais.

As atividades serão realizadas em diversos locais da cidade, como na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobais, Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, entre outros. Todas as atividades são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia, bastando estar presente no dia, horário e local definidos. Segundo o secretário Jessé Loures, é de grande importância a promoção dessas ações para a valorização da questão ambiental, proteção e recuperação da biodiversidade nas cidades, possibilitando acesso da população a estas informações por meio de ações educativas.

Segue a programação completa:

Dia 5 de junho (segunda-feira): Doação de mudas e Exposição “Biodiversidade de Sorocaba”

A população terá a oportunidade de levar uma muda para casa e ainda conhecer os animais (taxidermizados) que fazem parte da fauna de nosso município.

Horário: das 9h às 12h

Local: Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias

Dia 6 de junho (terça-feira): Programação especial dos Clubes Ecológicos

Parque da Água Vermelha: O “Clubinho”, formado por crianças de 5 a 10 anos moradoras do Jd. Refúgio, plantará o “Supermercado das Aves”. Esta atividade consiste no plantio de 12 mudas de árvores frutíferas (goiaba, pitanga, amora e uva japonesa) nas dependências do parque, as quais futuramente abastecerão as aves com seus frutos. Os visitantes do parque poderão conhecer estas árvores e as aves que delas se alimentam por meio das placas que cada criança confeccionará manualmente.

Parque da Biquinha: O Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva”, composto por adultos acima de 60 anos, realizará uma oficina. Esse projeto oferece um lazer educativo em contato com a natureza para estimular o cuidado com o meio ambiente e a melhora na qualidade de vida dos participantes.

Horário: das 9h às 11h

Locais: Parque da Água Vermelha: Rua România, 150 – Jardim Europa. Telefone: 3221-6643

Parque da Biquinha:  Av. Comendador Pereira Inácio, 1112- Jd. Emília. Telefone 3224-1997

Dia 7 de junho (quarta-feira): 4º aniversário do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade

Para comemorar o 4º aniversário do Parque da Biodiversidade, a Sema realizará uma solenidade e será apresentado o Plano de Gestão para os próximos quatro anos do Parque. Após, será realizado um plantio simbólico de 12 mudas, entre ipê-branco, ipê rosa e araçá.

O Parque de Biodiversidade, a primeira Unidade de Conservação de Sorocaba, propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, atividades de educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba.

Horário: 9h

Local: Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves”, Avenida Itavuvu, 11.500, Altos do Itavuvu.

Dia 8 de junho (quinta-feira): Ação: “Conhecendo os animais idosos do zoo”

Alguns dos animais que mais despertam o interesse e a curiosidade dos visitantes do Zoo (elefantes, chimpanzé, onça-pintada) podem ser considerados “animais idosos”, o que significa que eles já viveram bastante e que sua idade está próxima ou até mesmo supera o tempo de vida estimado para outros indivíduos da espécie.

Por meio de ações como palestras e visita monitorada, será falado sobre a preocupação que o zoológico tem com o bem-estar destes animais e sobre os cuidados que eles recebem.

Horário: 9h

Local: Auditório do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Dia 9 de junho (sexta-feira): Lançamento do serpentário interativo

O público visitante do zoológico terá a oportunidade de conhecer, de forma mais dinâmica, um pouco mais sobre as espécies que vivem no serpentário do zoo (cobras, lagartos e sapos) por meio de “QR Codes” que serão colocados nas placas.

Para utilizar o “QR Code”, basta o visitante ter instalado no seu celular qualquer aplicativo leitor destes códigos e uma conexão de internet (que pode ser obtida através da rede wi-fi gratuitamente disponibilizada no zoológico pela Prefeitura de Sorocaba). Ao realizar a leitura do código pelo aplicativo, o visitante será direcionado a um vídeo sobre a espécie daquele animal e poderá aprender um pouco mais em relação às suas características biológicas e ecológicas, além de curiosidades.

Horário: 14h

Local: Serpentário do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Dia 10 de junho (sábado): Exposição “Biodiversidade de Sorocaba”

Os visitantes que estiverem no Zoológico poderão conhecer melhor e ver de perto algumas espécies de animais silvestres taxidermizados (empalhados) que vivem em Sorocaba, ou seja, fazem parte da fauna do município. Desta forma, o público terá a oportunidade de conhecer de perto estes animais e saber um pouquinho mais sobre suas características e curiosidades.

Horário: 13h30 às 16h30

Local: Próximo à Ilha dos Macacos

Dia 11 de junho (domingo): Oficina: Cultivo de frutíferas em vasos e pequenos espaços.

A oficina tem objetivo capacitar o participante na arte do cultivo de frutíferas em vasos e pequenos espaços. Durante a oficina, direcionada à família, os participantes aprenderão diferentes técnicas de cultivo de plantas frutíferas em vasos, jardineiras e pequenos espaços. É uma arte gostosa de aprender, cultivar, saborear e colher frutos futuros cuidados pela família toda.

Horário: 10h às 11h30

Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”

Dia 11 de junho (domingo): Inauguração do Cachorródromo

Sorocaba ganhará um espaço de lazer e convivência para cachorros. O cachorródromo será um local apropriado para que os cães se divirtam, corram, brinquem e entre em contato com outros “cãopanheiros”.

O cachorródromo está localizado num dos parques mais conhecidos de Sorocaba: o Parque das Águas. O local é cercado de alambrado com um portão de acesso e se encontra na rua Joaquim Ferreira Barbosa esquina com Antônio Joaquim Santana, no Jardim Abaeté. O cachorródromo conta com gramado, um circuito lúdico e bancos para seus tutores também aproveitarem o parque e ficar de olho nos animais.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios