Tags

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, promoveu a entrega dos certificados dos participantes do Programa Time do Emprego, que cursaram as atividades do programa em maio deste ano.

Sorocaba é uma das cidades apontadas como referenciais no que diz respeito à aplicação do Programa Time do Emprego, projeto formulado tendo como base uma experiência similar inicialmente aplicada no Canadá.

O evento, ocorrido na tarde desta sexta-feira (02) no auditório da Biblioteca Municipal ‘Jorge Guilherme Senger’ reuniu participantes do programa, familiares e autoridades municipais e estaduais. Estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Freitas; o vereador Hudson Pessini, representando a Câmara Municipal de Sorocaba, o subtenente Paulino Santos; Emerson Silva e Sandra Império representaram o secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, José Luis Ribeiro.

Além da entrega dos certificados o evento apresentou ao público duas palestras especiais; o tema ‘Em Busca do Emprego: O Que Fazer?’ coube à empresária Renata Pires Funchal, já a psicóloga Valquíria Salinas discorreu sobre o tema ‘Tendências do Mercado de Trabalho’.

O Time do Emprego

O Time do Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido em Sorocaba em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura local.

O programa atua na orientação profissional e reorientação de carreira, com o objetivo de auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho.

O formato de trabalho do Time do Emprego consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo.

Eles se reúnem uma ou duas vezes por semana, durante três horas para troca de experiências e orientações. Neste ano Sorocaba já organizou seis Times do Emprego, sendo duas turmas no PAT, duas na Uniten e outras duas no Tiro de Guerra. 

Qualificação e novas vagas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem trabalhado fortemente na preparação e qualificação da mão de obra de Sorocaba para sua reinserção no mercado de trabalho ou obtenção do primeiro emprego. Em paralelo a Secretaria tem buscado recursos e investimentos para a abertura de novas vagas de emprego em Sorocaba.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios