Tags

Um grupo de mímicos estará nesta sexta-feira e no sábado (6 e 7 de junho) em dois locais do Centro de Sorocaba para conscientizar, de forma lúdica, pedestres e motoristas sobre o respeito à faixa de segurança.

Na sexta, a ação ocorre, das 15h às 19h, na faixa de pedestre da rua Monsenhor João Soares com a rua Dr. Braguinha. Já no sábado, das 9h às 12h, a atividade ocorrerá na rua Doutor Álvaro Soares, na altura do número 451.

A intervenção é um dos desdobramentos do Programa de Trânsito “Faixa Viva”, lançado na última sexta-feira (26) pelo prefeito José Crespo. Realizada pela Urbes – Trânsito e Transportes, por meio do Setor de Educação para o Trânsito, a iniciativa visa educar as pessoas para que adotem novas posturas no trânsito e o pedestre seja priorizado em sua travessia, garantindo a sua segurança.

A ideia do Governo Municipal é fazer com que o condutor respeite todos os tipos de faixa de pedestre existentes em Sorocaba e ainda expandir o programa para toda a cidade. Para isso, serão realizadas ações coordenadas e permanentes entre os setores de Engenharia de Tráfego, Educação para o Trânsito e Fiscalização do Trânsito.

Na ação educativa, os mímicos vão conscientizar a população sobre a importância de se utilizar a faixa de segurança para a travessia. Sem pronunciar uma só palavra, eles direcionam pedestres para a faixa, ensiná-los a fazer o sinal com a mão e agradecer os motoristas que esperarem os pedestres atravessarem. Um material informativo também será entregue às pessoas.

O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem.

Já os motoristas devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.

Autuação será intensificada a partir de 1 de julho

Os agentes de trânsito da Urbes vão intensificar a fiscalização a partir do dia 1 de julho deste ano. Segundo o artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Já parar sobre faixa destinada a pedestres, a infração é leve, com multa de R$ 88,38 e 3 pontos na CNH. A ação de fiscalização será realizada diariamente dentro da rotina de trabalho dos “amarelinhos”. De acordo com o Setor de Estatística da Urbes, em 2017, de janeiro a março, foram registrados 56 atropelamentos em Sorocaba, com 63 vítimas, sendo 4 fatais.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios