Tags

O prefeito José Crespo recebeu os gestores do ICLEI – Local Governements for Sustainability na tarde de terça-feira (30), acompanhado dos secretários municipais.

O secretário-executivo do ICLEI, Rodrigo de Oliveira Perpétuo e o gerente de mudanças climáticas, Igor Reis de Albuquerque, entregaram ao prefeito a carta de intenções para implantarem em Sorocaba o programa Urban Leds 2.

“Estão liberados para apresentar desafios. Os nossos secretários municipais ficarão ainda mais gratos”, apoiou o prefeito.

O ICLEI é uma associação mundial com sede na Alemanha e financiada pela Comunidade Europeia, que se dedica ao desenvolvimento ambiental sustentável. A A cidade de Sorocaba é uma entre os 1,5 mil municípios associados pelo mundo à ICLEI. Em Sorocaba a associação já desenvolveu o Urban Leds 1. Em todo o Brasil, somente outras sete cidades foram convidadas a participar do projeto: Fortaleza (CE), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

O projeto Urban Leds auxilia nas ações que visam a redução de gases causadores do efeito estufa em áreas urbanas do município, com destaque aos emitidos para a produção e consumo de energia, transporte e construções de infraestruturas urbanas, levando em consideração a redução da pobreza e a inclusão social.

O prefeito demostrou interesse nas agendas urbanas do ICLEI, citando tópicos que tratam sobre Cidade sustentável, Cidade inteligente, Cidade de baixo carbono, Cidade com ecomobilidade, Cidade produtiva e eficiente no uso de recursos, Comunidades felizes, saudáveis e inclusivas, Cidade resiliente, Economia local e contas públicas sustentáveis, biodiversidades, cooperação entre cidades e regiões.

José Crespo expôs aos gestores do ICLEI ter dado início ao irreversível trabalho para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que funcionará a energia elétrica, ou seja, sem a emissão de gases. Falou sobre a Comissão Executiva que criou para implantar o tratamento dos resíduos sólidos, que neste momento debate as melhores alternativas para adotar um processo de tratamento e destinos dos resíduos. E ainda dos planos de substituição de lâmpadas por outras de leds.

O secretário de Meio Ambiente, Parque e Jardins, Jessé Loures, destacou a importância da ICLEI como parceira para as ações voltadas ao meio ambiente. Explicou que a ICLEI promove capacitação técnica e institucional para auxiliar a cidade na adoção de medidas específicas para a implementação do projeto; o acesso à metodologia para o desenvolvimento de baixo carbono e ferramentas associadas; a portunidades para rede de contados e aprendizados com outras cidades do Brasil e do mundo, por meio de fóruns e eventos, além do fortalecimento do diálogo com departamentos relevantes do governo nacional.

Os demais secretários municipais presentes na reunião expuseram as ações de iniciativas de suas pastas que contribuem com o meio ambiente. Participaram o secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante; de Conservação, Serviços Públicos e Obras, Fábio Pilão e o de Licitações e Contratos, Alexandre Gomes Robim.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios