Tags

Dando prosseguimento à ‘Semana Municipal do Lixo Zero’, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), promove nesta quinta-feira (1) atividades de orientação para a população do bairro Jardim Refúgio.

A ação faz parte da comemoração ao Dia Municipal do Lixo Zero, lembrado no dia 30 de maio e instituído pela Lei 11290/16. No dia 2, sexta-feira, a comunidade participa de um plantio de mudas no bairro.

A atividade tem o objetivo de sensibilizar e orientar os moradores do bairro sobre os principais animais sinantrópicos encontrados no meio urbano, bem como os demais animais que vivem ou são atraídos pelo lixo e que podem comprometer a saúde da comunidade e a qualidade do ambiente. A atividade coordenada pela equipe da Área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins estará nas principias ruas que têm acesso ao córrego, como porta-a-porta educativo e uma exposição intitulada “Animais do Lixo”, que será realizada em parceria com a Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde.

A intervenção no bairro será composta pelas seguintes etapas: ações educativas de sensibilização dos moradores das principias ruas que têm acesso ao córrego, remoção dos resíduos despejados em locais inadequados, roçagem da beira do córrego e plantio de mudas para recuperação da área verde.

Segundo o secretário Jessé Loures, durante o porta-a-porta educativo, a equipe da Sema levará orientações sobre os problemas de se descartar incorretamente o lixo e convidará a comunidade para o plantio.

A exposição “Animais do Lixo” contará com material didático e lúdico sobre os animais sinantrópicos que são encontrados no meio urbano, em especial os roedores e o mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, bem como os demais animais que vivem ou são atraídos pelo lixo (como escorpiões, baratas). A exposição será realizada na rua Noel Bento de Almeida, bairro Jardim Refúgio (campinho de futebol), das 9h às 11h30.

Plantio em área de descarte irregular

Na sexta-feira (dia 2), com o objetivo de orientar a comunidade local sobre os riscos trazidos pelo acondicionamento e o descarte inadequados de resíduos, será realizado um plantio de 50 mudas com as crianças do próprio bairro participantes do Projeto da Associação Nova Geração em uma área que é utilizada frequentemente para o descarte irregular de entulho na rua Luísa de Carvalho, Jd. Refúgio. Tais crianças são integrantes do Clube Ecológico do Parque da Água Vermelha. Dentre as mudas haverá Ipê amarelo, Tamboril e Ipê rosa.

De acordo com a chefe de divisão de Educação e Educomunicação Ambiental, Carolina Barisson Sodré, atividades como essa promove a relação entre o homem e o meio ambiente. “Ao ser envolvida no plantio, a comunidade estabelece uma relação de afeto com as árvores e passa a cuidar do local”, completou.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias