Tags

Com o objetivo de melhorar as condições de segurança dos ciclistas e reordenar o Sistema Cicloviário de Sorocaba, a Prefeitura, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, vai promover algumas adequações necessárias.

A ideia do governo municipal é que cada modal de transporte tenha o seu próprio espaço no sistema viário, ou seja, que pedestres circulem pelas calçadas, ciclistas pelas ciclovias e veículos pelas pistas de rolamento.

Neste sentido, a primeira medida será a desativação da ciclofaixa da rua Paes de Linhares, entre a avenida Itavuvu e a rua João Ribeiro de Barros, que tem início nesta quinta-feira (dia 1º). De acordo com a Urbes, uma pesquisa foi feita no local no início deste ano e constatou que a utilização deste espaço específico pelos ciclistas é baixa e restrita a horários de pico.

A Urbes também está estudando a readequação da ciclovia existente na avenida Ipanema, que deve ser transferida da calçada para o canteiro central da via. Locais da cidade que contenham esta mesma característica também serão revistos, como é o caso das avenidas Joaquim Silva, Antonio Carlos Comitre, Bento Mascarenhas Jequitinhonha, entre outras.

Apesar da remoção de ciclofaixas, a Urbes salienta que nada impede que os ciclistas continuem utilizando vias que não possuem ciclovias, desde que respeitadas as normas de trânsito vigentes.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite o trânsito de bicicletas nos bordos das pistas de rolamento, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, compartilhando o mesmo espaço com ônibus, caminhões, automóveis e motocicletas, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios