Tags

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a epidemia global do tabagismo mata 6 milhões de pessoas por ano, sendo que, destas, 600 mil são não fumantes mas sofrem por conviver com os consumidores de cigarros e outros produtos do gênero.

Para marcar a passagem do Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado em 31 de maio, a Secretaria da Saúde de Sorocaba promove, nesta quarta-feira, uma série de ações e atividades de conscientização nas unidades de saúde da cidade.

Além de trabalhar com o tema da campanha deste ano que é “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”, a proposta é chamar a atenção para a importância de tomar atitude e ter força de vontade para deixar o vício. “Deixar de fumar não é uma tarefa fácil, é preciso muito mais do que ter informações e ter vontade de parar. Toda ajuda que o fumante puder receber é importante para fortalecer o propósito, enfrentar o desafio e alcançar o objetivo”, ressalta o secretário da Saúde, Rodrigo Moreno.

Nas Unidades Básicas de Saúde haverá rodas de conversa, abordagem de usuários, orientações em sala de espera e distribuição de material informativo, além da divulgação sobre os grupos de combate ao tabaco existentes em todas as regiões da cidade.

Algumas atividades serão realizadas ao longo da semana, como a exposição de fotos e frases motivacionais dos participantes do grupo de tabaco que conseguiram deixar de fumar na UBS Nova Esperança. A equipe também já promoveu uma conversa sobre mitos e verdades sobre o tabagismo na última sexta-feira e, na quarta-feira, dia 31, fará uma abordagem individual e coletiva de usuários para falar do assunto. A unidade vai começar um novo grupo de combate ao tabaco com pessoas convocadas em uma lista de espera.

Na UBS Márcia Mendes, às 9h e às 10h de quarta-feira (31), haverá orientações sobre os malefícios do cigarro e divulgação dos “Dez Passos para o Abandono do uso do Tabaco” e distribuição de material informativo. Já na UBS Ulisses Guimarães haverá uma intervenção na sala de espera, com uma farmacêutica falando dos malefícios do tabagismo e a importância de parar de fumar e a participação de uma moradora do bairro que deixou o cigarro deixou de participar do grupo de tabaco na unidade.

Na UBS do Jardim São Guilherme haverá exposição de cartazes e a demanda livre para avaliações de prevenção do câncer bucal para pacientes fumantes e ex-fumantes, das 8h às 12h. Na UBS Vitória Régia será exposto um painel com orientações na sala de espera e na UBS da Vila Barão uma enfermeira falará sobre a prática da auriculoterapia para auxiliar no combate ao tabagismo e aplicará a técnica nos interessados.

Nas UBSs Vila Hortência e Barcelona, respectivamente às 8h e às 9h, haverá bate-papo sobre o tema “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento” com participação de ex-fumantes e, logo após, será realizada uma atividade física e relaxamento. A UBS Carandá antecipou a atividade para esta terça-feira (30) e promoverá uma palestra com uma enfermeira sobre os males do cigarro, às 9h30.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios