Tags

A equipe da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba auxiliou a realização de uma doação múltipla de órgãos nesta sexta-feira (26). A ação resultou na retirada de fígado e rins para beneficiar pessoas que aguardam na fila única de transplantes.

A doação foi iniciativa da família de uma paciente sorocabana, de 34 anos, que teve morte encefálica diagnosticada após uma hemorragia e um acidente vascular cerebral isquêmico.

Todo o suporte à família, com esclarecimento de dúvidas e a condução dos protocolos voltados à doação e captação dos órgãos foram realizados pela comissão intra-hospitalar de transplantes da Santa Casa. A equipe acionou a Organização de Procura de Órgãos de Itu que deu prosseguimento padrão às providências para a comunicação da rede nacional de procura de órgãos e identificação de potenciais receptores.

Exames foram realizados para confirmar a viabilidade da doação e a captação dos órgãos ocorreu na madrugada desta sexta-feira, com uma equipe responsável pela retirada do fígado e outra pelos rins. O fígado foi destinado a um paciente de Ribeirão Preto e os rins, até o meio da tarde, não havia uma confirmação sobre a localização de receptor compatível.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios