Tags

Para celebrar o Dia Municipal da Floresta Atlântica e o Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorados dia 27 de maio, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, com o intuito de sensibilizar as pessoas para a conservação deste bioma, realizará atividades especiais neste sábado (27), no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros.

Os visitantes do Zoológico terão a oportunidade de apreciar das 11h às 15h uma exposição montada sob a tenda do ônibus da Educação Ambiental, assim conhecer melhor alguns animais que vivem na Mata Atlântica, como um filhote de anta e um mico-leão-dourado taxidermizados, além de verem de perto um sapo-cururu vivo, entre outros itens que compõem o acervo do Museu de Zoo. Às 14h a população poderá acompanhar a alimentação das antas e às 15h poderão presenciar a alimentação do mico-leão-dourado. Estes animais foram escolhidos para representar o bioma Mata Atlântica, não apenas porque vivem nele, mas porque são importantes espécies brasileiras. 

Além disso, 2017 é o Ano do Mico-leão-dourado. Desde 2013, a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) escolhe anualmente uma espécie da fauna brasileira para homenagear através de campanhas de educação e sensibilização, sendo que 2017 foi definido como sendo o ano do Mico-Leão-Dourado. Através da Campanha “Quanto + Mico Melhor, a SZM e a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) pretendem ajudar a disseminar o conhecimento sobre a conservação desta espécie, que só existe na Mata Atlântica do litoral norte do estado do Rio de Janeiro. A campanha também pretende mobilizar as pessoas para a proteção dos primatas, muitas vezes vítimas do tráfico ilegal de animais silvestres, e mostrar a importância dos zoológicos para a conservação da natureza.

Segundo o secretário Jessé Loures, a ação visa possibilitar que os visitantes do Zoo conheçam um pouco mais sobre a Mata Atlântica e alguns animais que nela vivem.

 

A Mata Atlântica

 

Em Sorocaba, a comemoração do Dia Municipal da Floresta Atlântica faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

Mata Atlântica é o nome dado para um dos biomas brasileiros, sendo que cada bioma é definido por um tipo principal de vegetação e também por possuir animais típicos. A Mata Atlântica é um bioma muito importante porque é considerada um Hotspot mundial, ou seja, uma das áreas mais ricas em biodiversidade (quantidade e variedade de espécies vegetais e animais) e mais ameaçadas do planeta e também decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988. A cidade Sorocaba está localizada numa área de transição entre o bioma Mata Atlântica e o bioma Cerrado, de modo que, apesar de muitas pessoas não saberem, a Mata Atlântica faz parte da vida de todo sorocabano.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios