Tags

México, Alemanha, Itália, Estados Unidos, África, Japão, Índia e Brasil. Oito países, oito culturas diferentes e inúmeras lições para quem tem tanto o que aprender: os alunos da Educação Infantil na rede municipal de ensino em Sorocaba.

No CEI 79, o projeto “Culturas, Vivências e Experiências” propicia a cerca de 170 alunos do berçário à creche III o conhecimento das características culturais, artísticas, gastronômicas, geográficas, esportivas e sociais de cada um desses países de um modo lúdico, criativo e instigante.

Durante o ano, as diferenças entre esses 8 países serão trabalhadas nas aulas de várias maneiras, em atividades lúdicas com o objetivo de incentivar a curiosidade e o desenvolvimento sensório-motor dos alunos. Para entender os sabores da culinária mexicana, por exemplo, as crianças provaram receitas feitas com milho, um dos elementos predominantes na cozinha daquele país. Já para compreender o clima frio da Europa e da América do Norte no inverno, os alunos são convidados a manipular pedras de gelo.

“O projeto apresenta outras culturas por meio das sensações, das formas variadas, da fauna, da dança de cada país e de outras experiências, de modo a despertar em cada criança a consciência da diversidade cultural e do respeito às diferenças”, diz a diretora do CEI 79, professora Fabiana Jochi.

Com os estudos sobre a Alemanha, os alunos aprenderam que o futebol é atualmente o esporte mais popular no país. Para complementar o aprendizado, a escola recebeu a visita de duas jogadoras profissionais, integrantes de um time de futsal da cidade de Cerquilho que irá representar a região em torneios amistosos na Hungria, no mês de junho.

De um jeito leve e saudável, as crianças conheceram de perto duas atletas profissionais, aprenderam mais um pouco sobre a cultura alemã e descobriram que o conhecimento pode ser uma das experiências mais divertidas que existem.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios