Tags

O dia de hoje (26) foi movimentado para quem participou da Expo Trabalho na Universidade do Trabalhador (Uniten).

O evento, organizado pela Comissão Municipal do Emprego em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, reuniu aproximadamente quatro mil pessoas, a maior parte deste público durante a manhã.

Com uma proposta diferente de trabalho em relação aos anos anteriores, privilegiando a preparação para o mercado de trabalho e a qualificação das pessoas que buscam recolocação ou o primeiro emprego, a Expo Trabalho abordou também o empreendedorismo. O Banco do Povo Paulista e o Espaço Empreendedor tiraram dúvidas sobre empréstimos, programas de fomento e regularização de microempreendedores.

As agências de recursos humanos e o PAT trabalharam candidatos para aproximadamente 300 vagas, sendo que muitas devem ser preenchidas, oportunamente, pelas pessoas que frequentaram o evento.

Entre os mais de quatro mil pessoas presentes, a maior parte preencheu currículos e passou por encaminhamento para as agências e PAT. As nove unidades de recursos humanos (agências e PAT) receberam quase três mil currículos; aproximadamente duzentas e cinquenta pessoas fizeram consultas sobre regularização de microempreendedores e outras procuraram as universidades e cursos diversos representados no local.

O metalúrgico desempregado Roberto Vasquez, 35 anos, destacou que chegou à Uniten por volta das seis horas da manhã. “Estou desempregado, a Prefeitura tem feito um trabalho bom de buscar vagas e empregos e quero ver se consigo algo, já estou cadastrado nas agências, mas vim assistir as palestras”, destacou Vasquez, acompanhado da esposa e de um sobrinho de 17 anos em busca de estágio.

Serviços diversos e doação de mudas

A Prefeitura de Sorocaba esteve presente por meio de várias ações e secretarias. A Secretaria da Saúde disponibilizou os ônibus do homem e da mulher para atendimentos preventivos e orientação básica para esses dois públicos específicos; a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins disponibilizou mudas de diversas espécies de árvores. Mais de 900 mudas foram doadas para participantes da Expo Trabalho e a Secretaria de Meio Ambiente orientou cada uma das pessoas que levou as pequenas árvores para casa sobre a melhor forma de plantar e cuidar das goiabeiras, ipês e demais espécies que foram disponibilizadas. O assessor Demis Lima, classificou o evento como ‘sucesso estrondoso’, destacando a integração entre as secretarias e a boa acolhida que as doações de mudas vêm recebendo por parte da população.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios