Tags

A Secretaria da Saúde de Sorocaba realiza até o próximo dia 31 de maio uma capacitação para 83 colaboradores das Residências Terapêuticas da cidade.

A ação se enquadra nas atividades de educação permanente da saúde municipal, terá frequência mensal e foi estruturada pela equipe de Coordenação de Saúde Mental com o objetivo de proporcionar melhorias para o serviço, treinando e preparando os cuidadores para as situações do cotidiano com orientações técnicas e padronização de condutas.

Os primeiros temas abordados serão: Como estimular a autonomia e a singularidade dos moradores das RTs e Como trabalhar a questão da independência nas atividades de vida diárias e instrumentais dos moradores. A programação propõe refletir sobre os limites entre temas como a desvalorização e cuidados, além de abordar cuidados aos moradores acamados e com restrições de mobilidade.

Conforme a coordenadora de Saúde Mental de Sorocaba, Fernanda Biudes Cônsul, a capacitação se faz necessária pois a desinstitucionalização não se encerra apenas com a saída dos pacientes do hospital psiquiátrico. A real reinserção da pessoa na comunidade, assim como a garantia de seus direitos depende do acolhimento e do atendimento que será dispensado a essas pessoas principalmente nas Residências Terapêuticas.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios