Tags

O Parque da Água Vermelha foi o cenário para o encontro de gerações, organizado na manhã desta terça-feira (23) pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins.

O Clubinho do Parque da Água Vermelha, que é formado por 15 crianças de 5 a 10 anos recebeu o Clube da Melhor Idade Roda Viva, que participa das atividades no Parque na Biquinha.

As crianças estavam felizes, apresentaram a biodiversidade do Parque da Água Vermelha aos vovôs e vovós que vieram visita-los no Parque. Juntos participaram de diversas atividades, entre elas a observação e manuseio do sapo; observação do lago, que é a casa do sapo; observação com binóculos das aves e seus ninhos; observação de uma pequena exposição de ninhos de aves que moram no Parque e a participação de uma Oficina de ninhos com palhas. O entrosamento foi total, regado de muito carinho entre todos os participantes.

O Clube da Melhor Idade Roda Viva, faz seus encontros às terças-feiras das 9 às 11h no Parque da Biquinha, entre as atividades que desenvolve, uma é conhecer os Parques da cidade, levando os participantes a visitarem esses locais e manter o contato com a natureza.  Cristiane Crispim, Educadora Ambiental do Parque da Biquinha e responsável pelo Roda Viva comentou que a troca de experiências entre pessoas de diferentes idades é muito boa para desenvolver o respeito pelas limitações de cada pessoa e a troca de experiências. “É maravilhoso ver essa integração entre crianças e idosos.

A agilidade das crianças e o conhecimento que possuem do parque trazem alegria aos idosos, muito deles não tem esse contato com crianças, alguns não têm netos e há muito tempo não convivem com crianças. Então, além do lado de aprendizagem ambiental, a experiência social é muito importante”, comentou Cristiane.

Responsável pelo Clubinho do Parque da Água Vermelha, Viviane Rachid, Educadora Ambiental do Parque da Água Vermelha, comentou que para as crianças do clubinho, se preparar para receber os participantes do Roda Viva foi motivador, estavam ansiosos para esse encontro. “As crianças estão e sentindo super valorizados em mostrar o Parque, aqui é um espaço importante pra eles e poder compartilhar o que aprendem é estimulante. Além da relação pessoal, estão todos entretidos, recebendo os vovôs e vovós com maior carinho, dando as mãos para andar pelo Parque, mostrando tudo o que tem aqui. É emocionante essa troca de experiências”, ressaltou Viviane.

Liliane Cristine da Cruz Oliveira, coordenadora da Associação Nova Geração, do Jardim Refúgio, explicou que o objetivo da Associação é tirar as crianças da rua, para que no horário em que não estão na escola, não fiquem ociosos. “Há mais de um ano que temos essa parceria com o Parque da Água Vermelha, toda semana a criança tem esse contato com a natureza, com as pessoas e tem esses momentos de lazer e de alegria. É bom porque desenvolver a curiosidade pela natureza e pelas brincadeiras ao ar livre”, falou Liliane.

Envolvidos em tantas atividades, os participantes do Roda Viva e do Clubinho trocaram conhecimentos e carinhos. Maria Rita, participante do Roda Viva há 2 anos, comentou que gosta muito de participar das atividades e que “foi divertido estar com as crianças, elas são muito alegres”, disse Maria Rita. Para Natália, que frequenta o Clubinho, a atividade com os visitantes foi “muito animada, quero ser professora e ensinar tudo o que tem aqui no Parque” completou a pequena.

As atividades são gratuitas e os interessados em participar dos Clubes podem entrar em contato diretamente nos Parques:

Clube da Melhor Idade Roda Viva do Parque da Biquinha, telefone 15.3224.1997

Clubinho do Parque da Água Vermelha, telefone 15.3221.6643

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios