Tags

Na manhã desta sexta-feira (19), o vereador Dr. Hélio Brasileiro (PMDB) recepcionou, na Câmara Municipal, representantes dos auxiliares e técnicos de enfermagem que trabalham em Sorocaba para render homenagem a todos esses profissionais pela passagem de sua data comemorativa, celebrada sempre no dia 20 de maio.

Os trabalhadores, que exercem função em hospitais públicos e privados da cidade, foram escolhidos pelas próprias entidades para representar a categoria durante o ato.

De acordo com o vereador Dr. Hélio Brasileiro, que aproveitou o momento para debater questões referentes à saúde, a homenagem é um merecido reconhecimento aos abnegados profissionais. “A exemplo dos enfermeiros, os quais homenageamos na última semana, precisamos valorizar o carinho e dedicação dos auxiliares e técnicos de enfermagem, que são fundamentais para a recuperação dos pacientes. Temos que prestigiar toda a categoria, que colabora para fazer a saúde deste país”, afirma.

Uma das homenageadas foi Lázara Maria da Costa, que levou toda sua família para receber os votos de congratulações. “No final de maio irei me aposentar, após 40 anos de formatura e 21 anos dedicados ao Hospital Regional. Fiquei lisonjeada por esta lembrança e por isso trouxe todos para comemorar. Até meu irmão, que mora em Campo Grande, veio também. Estou muito feliz”, disse.

Neste sábado (20) é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Regulamentadas por lei, as profissões são de fundamental importância para a prestação de assistência em saúde. Cabe ao Técnico de Enfermagem assistir o Enfermeiro no planejamento das atividades de assistência, no cuidado ao paciente em estado grave, na prevenção e na execução de programas de assistência integral à saúde e participando de programas de higiene e segurança do trabalho.

Já aos Auxiliares de Enfermagem cabe integrar a equipe de saúde e educar, preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos, prestar cuidados com alimentação e conforto ao paciente, zelando pela sua segurança.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios