Tags

Seguindo o compromisso de visitar todas as Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba, o vereador Dr. Hélio Brasileiro (PMDB) esteve fiscalizando, na manhã desta quarta-feira (17), a UBS “Mário Schimidt Inglez de Souza”, localizada no bairro Mineirão.

Na ocasião, o vereador – que é médico de formação – percorreu as dependências do próprio municipal ouvindo munícipes, servidores públicos e detectou situações que precisam de atenção, as quais serão levadas ao Poder Público por meio de requerimento. “Em muitas salas, notamos a necessidade urgente de cuidados contra mofo nas paredes, devido a infiltração da água de chuva. Inclusive uma das salas está desativada por esse motivo”, diz Hélio. “Mais grave ainda é a situação da sala de odontologia, onde ficam expostos funcionários e pacientes, que podem contrair problemas respiratórios se a situação não for sanada”, alerta.

Outro ponto vulnerável levantado pelo edil foi na questão da segurança. “Verificamos que os portões do estacionamento estavam sempre abertos, o que permite a entrada de qualquer pessoa não autorizada em áreas internas”, explica. “A grande árvore presente na entrada deixa o espaço bastante escuro e necessita de poda para assim espantar os vândalos no período noturno, que inclusive já depredaram luzes e roubaram grelhas de escoamento de água na rampa de acesso, algo que prejudica a passagem de cadeirantes, por exemplo”, acrescenta.

Já na sala da farmácia, Dr. Hélio Brasileiro conferiu os medicamentos disponíveis, bem como a data de validade dos mesmos, além de verificar e aprovar a forma de abrigo de remédios que precisam ficar refrigerados, como a insulina.

Concluindo a visita, o vereador elogiou a rapidez no atendimento dos pacientes, bem como a presença ideal de materiais de uso descartável e as questões ligadas aos portadores de deficiência física. “Vimos os munícipes não ficarem muito tempo aguardando para serem consultados e todos os itens de acessibilidade estavam em ótimas condições”, finaliza Dr. Hélio.

Saúde Mental

A UBS do Mineirão, localizada na Rua Tenente Érico de Oliveira, 110, oferece atendimento a pacientes que necessitam de tratamento relacionado à saúde mental, contando, uma vez por semana, com profissionais das áreas de psiquiatria, psicologia e terapia ocupacional.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios