Tags

Ex-comandantes e atiradores do Tiro de Guerra – 02040 de Sorocaba foram homenageados na segunda-feira (15), na Câmara de Sorocaba, em comemoração ao centenário da instituição.

Entre os homenageados da sessão solene, foi destacado o prefeito José Crespo, atirador da turma 1974, representado na solenidade pelo secretário José Augusto de Barros Pupin, atirador da turma de 1994, que também foi homenageado na ocasião.

“Quanto mais vemos nossos jovens e famílias desajustadas, mais percebemos a importância do Tiro de Guerra, em desenvolver os valores cívicos, éticos e solidários. É gratificante que a Unidade Militar e a Prefeitura atuem de forma conjunta em diversas ações em benefício da cidade e do país”, afirmou Pupin.

O prefeito José Crespo não pode comparecer à sessão solene devido a compromissos assumidos anteriormente, mas agradeceu a homenagem e reforçou a importância de ter sido um atirador e principalmente, agora como prefeito municipal, poder contar com uma instituição tão séria e comprometida com as ações que beneficiem a cidade. “Me sinto honrado com a homenagem e orgulhoso por ter servido ao Tiro de Guerra. Espero contar com o apoio dos atiradores da turma do centenário e de seus comandantes nas ações que vamos desenvolver. Sorocaba parabeniza o Tiro de Guerra pelos seus 100 anos em nossa cidade”, declarou o Prefeito Crespo.

O Cel. Sandro Peres Zanette, comandante da décima quarta circunscrição serviço militar, parabenizou a cidade de Sorocaba e Prefeito José Crespo, por abrigar e apoiar a unidade do Tiro de Guerra, contribuindo para a história da instituição. “O Tiro de Guerra é uma verdadeira escola de civismo e cidadania”, destacou Cel. Zanette.

O chefe do Tiro de Guerra 02040, o Subtenente Paulino Santos, explanou sobre a história do Tiro de Guerra em Sorocaba, que foi criado no dia 21 de maio de 1917. “O Tiro de Guerra tem por objetivo formar cidadãos aptos a atuar em defesa do país e auxiliar o município em suas ações em prol do bem e dos princípios morais. Temos orgulho de vestir a farda camuflada e constatarmos que esses 100 anos valeu e vale muito à pena”, ressaltou o Subtenente.

O presidente da Associação Amigos do Tiro de Guerra, o jornalista Fernando Negrão Duarte, atirador da turma de 1986, enfatizou a importância de resgatar os valores desenvolvidos no Tiro de Guerra e fazer da Associação uma entidade viva e atuante. “A Associação foi criada com o apoio do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, presidido por Adilson César, grande incentivador da preservação da história e dos valores cívicos. Nossa cidade deve se orgulhar de ter uma Unidade do TG”, enfatizou Fernando.

A iniciativa das homenagens foi do vereador Fernando Dini, que também é autor da Lei 11.503, de 28 de março de 2017, que institui o Dia e a Semana em Comemoração à Criação do Tiro de Guerra de Sorocaba, criado em 21 de maio de 1917, com a denominação de “Tiro de Guerra Nr. 359”.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios