Tags

O Dia Mundial do Trabalhador da Saúde – comemorado no dia 12 de maio e instituído no município pela Lei 7.493, de 16 de setembro de 2005, de autoria do vereador Francisco França – foi comemorado pela Câmara Municipal de Sorocaba em sessão solene realizada na noite de sexta-feira, 12, também por iniciativa do autor da lei.

A sessão solene foi presidida pela vereadora Iara Bernardi (PT) e, durante o evento, foram homenageados 25 profissionais que trabalham no setor de saúde de Sorocaba e Região, tanto em estabelecimentos públicos quanto privados. Realizada pelo 12º ano consecutivo, a solenidade conta com o respaldo do Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Sorocaba e Região (SinSaúde).

Além da vereadora Iara Bernardi, que presidiu a sessão solene, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: desembargador João Batista Martins César, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação Paulista de Saúde e diretor nacional de Saúde da União Geral dos Trabalhadores (UGT); Milton Sanches, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde de Sorocaba e Região; Maria das Graças Arthur Machado, auxiliar de enfermagem da Santa Casa, diretora financeira do Sindsaúde e diretora de Recursos Humanos da Federação dos Trabalhadores de Saúde do Estado de São Paulo; e Antonio Sérgio Ismael, delegado sindical do Sindicato dos Médicos.

“Quem cuida da saúde da população merece todo cuidado. É este o propósito desta solenidade que, além de ser uma celebração, é também um manifesto em nome de uma saúde inclusiva, igualitária e humana”, afirmou Iara Bernardi em seu discurso. “A saúde já não cabe no consultório médico. Mais do que um procedimento, ela é um processo, que depende não só do indivíduo, mas também das condições sociais em que vive. Por isso, o sistema de saúde deve ser multidisciplinar, envolvendo não só o médico, mas todos os profissionais de saúde”, enfatizou a vereadora, justificando a homenagem aos trabalhadores da saúde. Também fizeram uso da palavra o desembargador João Batista Martins César e os sindicalistas Maria das Graças Arthur Machado, Edison Laércio de Oliveira, Antonio Sérgio Ismael e Milton Sanches. O evento contou com apresentações musicais do cantor Fernando Goya.

Homenageados – Foram homenageados durante a sessão solene os seguintes trabalhadores da saúde: Elisandra da Silva Martins (Hospital Gpaci); Cremilda de Salles Bravo (Hospital Samaritano), Ethienne Nakita da Silva Baldassarini (Hospital Modelo), Alessandro Mendes Ribeiro (Hospital Santa Lucinda), José Antonio Farias Filho (Santa Casa de Sorocaba), Gisele Alves Gennari Gouveia (Hospital Santo Antonio), Marleide Daniel (Hospital Vera Cruz), Felipe Martins Ferreira da Silva (BOS UPH Éden), José Rubens Prudente Ferreira (Hospital Evangélico), Emerson Aparecido Bianco (funcionário da saúde do Estado de São Paulo), Simone Almeida Cardoso (funcionária da saúde do município de Sorocaba), Viviane Mendes Marques (Hospital Psiquiátrico Santa Cruz), Andreia Bertoliano (CAPS Arte do Encontro), Ruth Vaz Fogaça (Hospital São Miguel Arcanjo).

De cidades da região foram homenageados durante a sessão solene os seguintes trabalhadores: Eliana Aparecida Brandão de Proença (Irmandade Santa Casa de Piedade), Eronice Almeida Silva (Hospital Psiquiátrico Vale das Hortências), Simone Marias da Silva (Santa Casa de Salto de Pirapora) e Marli de Goes Nagazawa (Santa Casa de Pilar do Sul). Também receberam votos de congratulações: Soni de Fátima Machado Fideliz (Santa Casa de Tatuí), Sonia Maria Medeiros Nakandakare (Hospital Regional de Itapetininga), Maria Lúcia dos Santos Simões (Unimed de Itapetininga), Irani Maria de Queiroz (Clínica Psiquiátrica de Salto de Pirapora), José Daniel Godinho (Santa Casa de São Roque), Maria Zilda da Silva (Santa Casa de Votorantim), José Claudio Silveira Leite (Santa Casa de Sorocaba.

Autor da homenagem aos trabalhadores da saúde, que vem realizando há 12 anos consecutivos, o vereador Francisco França não pôde participar dessa sessão solene devido a problemas de saúde. Devido a um diagnóstico de esofagite, o vereador havia sido internado no Hospital Samaritano de Sorocaba no dia 3 de maio e recebeu alta na quinta-feira, 11, estando ainda de repouso quando da realização da sessão solene.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios