Tags

A Secretaria da Saúde de Sorocaba foi comunicada na tarde desta sexta-feira (12), pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), sobre a ampliação dos grupos contemplados na vacinação contra a gripe no Estado de São Paulo.

A inclusão dos novos públicos foi uma decisão do governador Geraldo Alckmin e foi comunicada aos municípios menos de 24 horas antes do Dia D, o dia nacional de mobilização contra a gripe.

Os grupos inseridos são: policiais militares e civis, bombeiros, funcionários do Poupa Tempo, funcionários dos Correios e trabalhadores da Defesa Civil.

Para terem acesso à vacina, essas pessoas devem se identificar com apresentação de holerite.

Em Sorocaba, as 32 Unidades Básicas de Saúde da cidade estarão abertas neste sábado, dia 13, das 8h às 17h para atender aos grupos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e também aqueles que foram incluídos por determinação estadual.

Na campanha nacional, a vacinação tem onze públicos considerados prioritários com direito a vacinação na rede pública de saúde.

Esses grupos são idosos (mais de 60 anos), profissionais de saúde, crianças com idade superior a seis meses e inferior a cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas), população indígena, pacientes que possuem doenças crônicas e professores das redes pública e privada.

Números atualizados

A vacinação contra a gripe continua até dia 26 de maio. Até 17h de quarta-feira (10) foram vacinadas em Sorocaba 77.765 pessoas. A maior cobertura foi entre os idosos contabilizando 43.928 doses aplicadas (66,65% do total).

Entre os trabalhadores de saúde foram vacinadas 9.968 pessoas (56,99% do público-alvo) e entre as puérperas já foram aplicadas 1.121 doses (equivalente a 47,28% do público estimado).

Foram vacinadas ainda 6.820 gestantes (39,79% do total) e 10.524 crianças (cobertura de 29,54% do público-alvo).

Entre os portadores de doenças crônicas, foram vacinados 9.489 pessoas (27,54% de cobertura). Incluído este ano na campanha, sem fazer parte do cálculo de população estimada, o grupo dos professores das redes pública e privada registrou 612 vacinas aplicadas.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios