Tags

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins em parceria com a Fundação Toyota, promove o curso A3P Sema / Ambientação Toyota que terá início na próxima quinta-feira (11) das 13h30 às 16h no Centro de Referência em Educação.

O curso é destinado a servidores públicos das Prefeituras da Região Metropolitana de Sorocaba. O Programa A3P é coordenado por Carolina Barisson e Estevam César da equipe A3P de Sorocaba, e será ministrado pela equipe da Fundação Toyota. Serão abordados os temas Conhecimento e aplicação da metodologia TBP – Toyota Business Practice; A3P – conceitos, legislação, estrutura de funcionamento nas esferas Municipal, Estadual e Federal (MMA) – Condições para habilitação do município; MVA Município Verde Azul – definição e exposição sobre condições para habilitação dos municípios interessados. Estrutura de relatórios; Ferramentas administrativas aplicadas à formação e capacitação de servidores municipais – Regulamentação/ Editais – Normas e procedimentos relacionadas a viabilidade de implantação das medidas e contramedidas sugeridas. Estudo de cronograma de ações e orçamentos.

O objetivo é que ao término do curso o aluno participante estará apto a aplicar a metodologia TBP prospectando dados iniciais e abastecendo planilhas Excel, identificando os problemas e construindo as ações de melhoria que possam contribuir para a redução do consumo dos recursos garantindo a qualidade dos serviços prestados e multiplicando os processos bem sucedidos agindo como facilitador para os trabalhos a serem apresentados como critério de avaliação. Além de apresentar os resultados alcançados demonstrando em exposição oral cada fase de construção da planilha TBP/ A3.

O secretário Jessé Loures, destaca que “é de suma importância a participação de servidores que possam implantar as ações propostas e serem multiplicadores junto a suas equipes de trabalho”.

O curso será realizado nas tardes de quintas-feiras com término previsto para 26 de outubro. Os trabalhos finais serão apresentados em evento ser realizado no mês de novembro no Parque Tecnológico de Sorocaba.

O Centro de Referência em Educação – CRE está localizado na Rua Artur Caldini, 211 – Jardim Saira em Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins pelos telefones (15) 3238-2366 / 3235-1130 ou emaila3p.sorocaba@gmail.com.

A3P

A Prefeitura de Sorocaba é signatária da A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública) junto ao Ministério do Meio Ambiente – MMA para discussão e aplicação dos eixos temáticos sobre sustentabilidade no ambiente do trabalho focados na redução do consumo de recursos e otimização de resultados com reflexos imediatos em economia destes recursos.

Em 2015 e 2016 o A3P trabalhou com os servidores municipais os temas água e energia elétrica com resultados que impactaram em economia dos recursos e na economia financeira para os cofres públicos. Esses resultados foram alcançados através de uma parceria com a Fundação Toyota do Brasil com a implantação do curso de capacitação para qualificação dos servidores municipais com aplicação de metodologia própria (TBP Toyota Business Practice).

A aplicação desta metodologia busca capacitar as pessoas para encontrar soluções através de análises simples do cotidiano sobre os problemas que enfrentamos na gestão em nossas unidades de trabalho.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios