Tags

A Urbes – Trânsito e transportes realizou nesta terça-feira (9) o “Pedala Escolar” com a participação de mais de 200 alunos do 2º ao 8º ano da Escola Estadual “Profª Antônia Lucchesi”, localizada no Jardim Leocádia.

Crianças e adolescentes foram orientados a respeito da segurança no trânsito ao andar de bicicleta e ainda puderam pedalar num circuito montado na própria escola.

Promovida pelo Setor de Educação para o Trânsito da Urbes, o objetivo da ação é levar a educação para o trânsito aos alunos do 1º ao 9º ano de escolas públicas e particulares de Sorocaba.

Divididos em turmas, os alunos receberam inicialmente uma palestra rápida, de 15 minutos, na qual foi destacada a importância de obedecer às normas de trânsito e dicas importante de segurança, como o uso correto do capacete, ter sempre atenção nos cruzamentos das vias, não andar na contramão, entre outras. No bate-papo com os estudantes, a equipe também destacou a diferença do uso da bicicleta como transporte e como esporte, explicando a diferença entre eles.

Já para os estudantes mais novos, a equipe do Setor de Educação para o Trânsito da Urbes falou da importância de não andar de bicicleta na rua sem a presença dos pais ou um adulto responsável. Todos também receberam uma cartilha do ciclista e foram convidadas a participar da Escola do Pedala, que ocorre todos os domingos, das 8h às 12h, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

Em seguida, os alunos foram para a aula prática e puderam andar de bicicleta num circuito montado pela Urbes no pátio da escola. Acompanhados por instrutores, utilizando capacetes, eles aprenderam sobre o uso compartilhado das vias, como fazer uma ultrapassagem da maneira correta, entre outras dicas importantes.

Para a professora do 2º ano A da Escola Estadual “Profª Antônia Lucchesi”, Carolina Tagliaferro Yotoyama, a ação educativa foi muito boa. “A nossa ideia foi de orientar os nossos alunos que estão vindo à escola de bicicleta, porque a nossa maior preocupação é com a segurança deles no trajeto de casa até aqui”, comentou. “Adorei o trabalho, isso é muito importante, e é mais fácil educar e ensinar as regras desde pequenos”, declarou.

A pequena Alice Eloise Dias Correia, de 7 anos, já sabia andar de bicicleta, mas aprendeu algumas regras importantes para a sua segurança, como o uso do capacete e da importância de andar de bicicleta sempre na presença de um adulto. “Gosto muito de andar de bicicleta, aprendi com minha mãe quando tinha 6 anos”, contou.

Como receber a ação

As escolas interessadas em participar do “Pedala Escolar” devem fazer um ofício e entregar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Urbes, localizada na Rua Pedro de Oliveira Neto, 98, no Jardim Panorama, ou enviar uma solicitação pelo ‘Fale Conosco’ disponível no site da Urbes: www.urbes.com.br. Os equipamentos, como as bicicletas e os capacetes são disponibilizados pela Urbes.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios