Tags

Como uma forma de agradecer toda a beleza e sombra que proporcionou ao longo de tantos anos, o tronco da árvore copaíba, que caiu em dezembro de 2016 após forte chuva e ventos, ganhou na manhã desta segunda-feira (08) um lugar de destaque no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, em Sorocaba. O tronco receberá uma intervenção artística e ficará em local de destaque do parque.

A árvore tinha 190 anos e era um marco para a Vila Barão, estava plantada na praça no encontro da rua Isautino Guanabara Rodrigues com a rua Gustavo Ventrela. A Copaíba estava com cerca de 20 metros de altura, com uma copa de 80 metros quadrados e tronco com pouco mais de dois metros de largura.

O artista Dimas Pires acompanhou o transporte, fez alguns cortes no tronco e fará a intervenção com essa peça no próprio Jardim Botânico. “Essa era uma árvore maravilhosa, acompanhou o crescimento e desenvolvimento do bairro, mas agora, estará simbolicamente representada por seus troncos no Jardim Botânico”, destacou Jessé Loures, secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins.

Para o transporte foi necessário um guindaste e muitos profissionais até colocarem o tronco no local determinado e posicionado cuidadosamente pelo artista.

A praça onde estava plantada a copaíba passará por uma revitalização. “Os técnicos da Área de Paisagismo está analisando o local e vendo o que é necessário para fazermos um novo plantio e a melhor espécie a ser plantada. Queremos deixar esse local novamente agradável para os munícipes”, acrescentou Sérgio Salinas, diretor da Área de Paisagismo.

A população poderá acompanhar o desenvolvimento do trabalho artístico no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. O parque funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios