Tags

Em clima de descontração e muita festa, a Prefeitura de Sorocaba promoveu, na tarde desta segunda-feira (08) a abertura da edição 2017 dos Jogos Escolares de Sorocaba (JES).

O Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”, na Vila Hortência ficou repleto de jovens atletas e de representantes das escolas que disputarão as competições em diversas categorias. A abertura do evento foi feita pelo prefeito José Crespo.

Em sua fala, o prefeito Crespo destacou a importância do esporte para a construção do futuro de Sorocaba. “Esses jogos são um sonho do secretário Simei e meu, e a partir do esporte e da educação podemos dar um futuro melhor para as crianças”. Crespo ressaltou a participação do professor Fábio Machado, coordenador da fanfarra do Clube 28 de Setembro e do projeto Quilombinho que se apresentou mesmo com uma fratura no pé. “Chamo o professor Fábio aqui para representar a população e demonstrar sua força de vontade, já que veio reger sua fanfarra mesmo com toda dificuldade de andar, pois está com o pé engessado”, ressaltou Crespo.

“Queremos o esporte aproximando pessoas e cumprindo seu papel social na íntegra, vamos tornar Sorocaba um polo de respeito e inclusão aos deficientes a partir do esporte”, destacou o secretário de Esportes, Simei Lamarca.

Reformulações na edição
A edição deste ano teve uma série de reformulações para possibilitar que mais estudantes participassem. As competições foram divididos entre categoria Mirim (nascidos em 2005, 2006 e 2007) e Infantil (nascidos em 2002, 2003 e 2004); a categoria Infanto foi extinta devido às reformulações.

Essa nova metodologia, discutida entre o secretário de Esporte e Lazer e sua equipe técnica, priorizou a inserção de estudantes mais jovens no mundo dos esportes e das competições. A categoria Mirim, criada neste ano, vai permitir que estudantes de 10 a 12 anos possam competir. “A prática recreativa e esportiva é fundamental para a formação do indivíduo, quanto mais rápido as crianças tiverem acesso ao ambiente esportivo, melhor para todos. Estamos formando cidadãos a partir do esporte, se vão se transformar ou não em esportistas, isso só saberemos no futuro”, destacou Simei.

Para a secretária da Educação, professora Marta Cassar, os Jogos Escolares representam um verdadeiro prêmio para toda a comunidade estudantil em Sorocaba. “A Educação Física tem uma importância imensa no desenvolvimento integral do ser humano, por meio da socialização, do respeito ao outro, da inclusão e do resgate de valores como a lealdade e o espírito de equipe”, comemora.

Esse formato de organização dos Jogos Escolares de Sorocaba mostrou-se adequada e garantiu uma competição abrangente e participativa, tanto que irão participar aproximadamente quatro mil estudantes no torneio deste ano. Outra novidade significativa é a presença de categorias para cadeirantes e paratletas, reforçando a atenção que Sorocaba tem dado ao esporte enquanto elemento de interação e integração da sua população com algum tipo de deficiência.

Além do prefeito José Crespo, quase todos os secretários municipais prestigiaram o evento do Esporte demonstrando unidade e compromisso de ação com os projetos da administração municipal. Também estiveram presentes ao evento o ex-jogador do São Bento e do São Paulo, Ademir de Barros; Cláudio Costa, empresário e franqueado da rede de restaurantes McDonald’s em Sorocaba e diversas autoridades.

Convidado especial, o ex-jogador Vampeta, ídolo da Seleção Brasileira, com a qual foi campeão mundial em 2002, e do Corinthians, foi uma das personalidades que prestigiou o evento sorocabano. Vampeta destacou a importância que torneios entre estudantes têm para a formação de futuros atletas e cidadãos. “É como jogos como esses que vamos formar uma nova geração de pessoas de bem, de gente que vai ter no esporte um porto seguro”, disse o ex-jogador.

Categorias
Para este ano foram criadas novas modalidades – queimada, minivôlei e basquete 3 x 3 (estas duas últimas apenas para o Mirim), e mantidas as tradicionais como o atletismo, basquete, damas, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Duas categorias visando à inclusão foram criadas: atletismo paralímpico e tênis de mesa para cadeirantes

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios