Tags

A vereadora Iara Bernardi (PT), presidente da Comissão Especial da Câmara de Sorocaba que estuda a qualidade da água na cidade, participou de uma audiência pública, na noite desta quinta-feira, 4, na cidade de Votorantim, cujo tema foi a Represa de Itupararanga.

Além da vereadora, estiveram presentes representantes das cidades de Piedade, Alumínio e Mairinque e membros do Grupo Votorantim, Águas de Votorantim e do Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê.

Durante a audiência, Iara falou ao público sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Comissão Especial, que trata sobre a água do município, e quais serão os próximos passos do grupo. Ela também defendeu a criação de uma agência reguladora dos serviços de saneamento na Região Metropolitana de Sorocaba.

“Há 10 anos vigora uma lei que obriga os municípios a terem uma agência autônoma que regule esse serviço, mas Sorocaba ainda não se atentou. Tenho debatido este tema na Câmara e cobrado o prefeito para que se posicione a respeito e traga a discussão também à sociedade civil”, argumentou a parlamentar.

A Represa de Itupararanga garante, hoje, parte significativa do abastecimento de cidades como Sorocaba, Votorantim, Piedade, Ibiúna, Mairinque, Alumínio e São Roque.

A qualidade da água, no entanto, há tempos tem preocupado especialistas da área e tem sido objeto de debate entre vários gestores da região.

Como propostas de encaminhamento, foram acertadas novas audiências públicas nas cidades que compõem a Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê – para decisões em conjunto – e uma moção de repúdio à Secretaria Estadual do Meio Ambiente pela não nomeação de novos membros do Conselho Gestor da APA de Itupararanga, órgão deliberativo que pode atuar mais especificamente com essa questão.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios