Tags

A Secretaria da Saúde de Sorocaba lançou oficialmente nesta sexta-feira (05) o Informativo Municipal de Vigilância em Saúde.

O documento será emitido trimestralmente para registrar e tornar ainda mais públicas as gestões da área de Vigilância e oficializar o banco de dados das doenças que são monitoradas na cidade: IMVISA ano 01 nº 1 pdf (657.76 KB)

As edições do Imvisa serão enviadas para todos os serviços de saúde de Sorocaba, tanto públicos quanto privados e serão mais uma ferramenta de comunicação e padronização de informações emitidas pela gestão municipal da saúde.

“Trata-se de mais uma demonstração do nosso compromisso com a transparência e o respeito que dedicamos às informações de saúde pública de nossa cidade”, frisou o secretário da Saúde Rodrigo Moreno. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Vigilância em Saúde basicamente está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para acompanhamento, prevenção e controle de doenças. Em Sorocaba, estão incluídos nessa área a Vigilância Sanitária, a Vigilância Epidemiológica, a Divisão de Zoonoses e o Laboratório Municipal de Saúde Pública.

Para a enfermeira Solange Ismerim, gestora da Vigilância em Saúde de Sorocaba, a publicação do primeiro volume do Informativo Municipal de Vigilância em Saúde pode ser considerada um marco histórico, pois se trata de um desejo antigo dos profissionais da área. “Acreditamos que a socialização de nossas ações com os demais setores da saúde e da administração pública trará fontes de dados preciosos para fomentar políticas públicas que visem atender populações mais vulneráveis de nosso município”, comentou.

Com a criação do informativo também há o objetivo de ampliar o entendimento da sociedade e dos demais colaboradores dos serviços de saúde sobre o campo de atuação de cada um dos seguimentos que compõem a Vigilância em Saúde e fazem parte do sistema público, podendo contribuir com esse conhecimento e reconhecimento.

Além de divulgado para os segmentos da saúde, o Imvisa poderá ser consultado no site da prefeitura de Sorocaba (sorocaba.sp.gov.br) e será enviado à imprensa, funcionando como fonte de consulta e acompanhamento de informações, tornando os dados mais acessíveis e podendo contribuir para reportagens de maneira segura e oficial. Independente do prazo de edição do Imvisa, a Vigilância em Saúde continuará emitindo mensalmente os boletins com dados das doenças mais comuns em cada época do ano (doenças sazonais), como a dengue e a gripe, por exemplo.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios