Tags

,

A prefeita em exercício de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, visitou a Santa Casa na manhã desta sexta-feira (05) para acompanhar o andamento da gestão do hospital que está sob requisição da Prefeitura de Sorocaba desde o dia 24 de abril.

Reunidos na ala administrativa, a prefeita, o gestor geral do hospital e o secretário da Saúde, Rodrigo Moreno discutiram e deliberaram a contratação de plano de saúde a todos os mais de setecentos funcionários da Santa Casa e seus dependentes.

O anúncio foi mais uma resposta positiva aos trabalhadores que corriam o risco de ficar sem a cobertura de convênio a partir do dia 16 de maio devido à decisão de encerramento do contrato e corte desse benefício por parte da administração privada que estava à frente do hospital. Em seguida, a prefeita percorreu as dependências da unidade, verificando melhorias que já foram implantadas durante duas semanas de requisição, recebendo informações dos gestores e também auxiliando com sugestões e soluções para as demandas identificadas.

“Estou muito satisfeita com o que eu vi nesta visita, Notamos mudanças e melhorias já acontecendo”, salientou a prefeita. Segundo Jaqueline, que no ano passado havia acompanhado familiares em internações no hospital, uma das coisas que lhe chamou a atenção foi a motivação dos funcionários que estão tendo seus direitos garantidos.

“Notamos isso no comportamento dos trabalhadores, e quem é tratado com respeito, carinho e dignidade trabalha mais alegre e motivado. Isso vai refletir no atendimento dos pacientes que chegam abalados não só fisicamente, mas também emocionalmente e psicologicamente”, acentuou.

Para Jaqueline, foi uma surpresa encontrar na estrutura do hospital tantos espaços desativados e que poderiam estar sendo utilizados para atendimentos. Além de leitos, ela se referiu, por exemplo, ao setor de hemodinâmica, que poderia realizar procedimentos de alta complexidade em cardiologia. O setor nunca funcionou pelo Sistema Único de Saúde por falta de habilitação e também parou de funcionar para pacientes de planos de saúde há cerca de três anos.

O secretário da Saúde, Rodrigo Moreno, informou que a comissão gestora que atua durante a requisição já está trabalhando para colocar em funcionamento setores que estão ociosos e, determinada a obter o credenciamento do serviço de hemodinâmica junto ao Ministério da Saúde. Os trâmites são complexos, mas a expectativa é garantir que o serviço funcione o quanto mais breve for possível.

Nesta semana começaram a chegar à Santa Casa produtos adquiridos já nos primeiros dias de requisição, como alimentos que já diversificaram e enriqueceram a dieta dos pacientes e acompanhantes. Também foram entregues itens de higiene. “Já está melhorando sim, essa semana chegou até papel toalha nos quartos”, comentou Cintia Luzetti Oliveira, de 36 anos, acompanhante de um paciente internado na enfermaria de clínica médica.

Conforme o secretário da Saúde, já foram abastecidos itens mais específicos e itens básicos de higiene cujo estoque estava esgotado ou prestes a terminar. Com esta disponibilidade de produtos já foi determinada uma intensa higienização do hospital, medida que será realizada dentro de todas as recomendações técnicas e que visa também à redução dos riscos de infecção hospitalar.

Mais leitos de enfermaria

A comitiva que visitou a Santa Casa nesta sexta-feira também esteve no primeiro andar onde fica uma ala de enfermaria com 21 leitos sem funcionamento.

A expectativa da equipe gestora da Santa Casa é ativar esses leitos nos próximos dias. Para isso, a Prefeitura abriu um processo de adesão a horas extras para enfermeiros e técnicos de enfermagem do quadro do funcionalismo municipal. Nesta sexta-feira, Moreno anunciou também a abertura de um plano de horas a ser acessado pelos profissionais de enfermagem da própria Santa Casa.

“Assim que tivermos as equipes de enfermagem montadas teremos condições de colocar esses leitos em funcionamento e dar mais suporte ao pronto socorro, acabando com os atendimentos de corredor”, explicou o médico Marcos Fabrício, gestor técnico do hospital. Durante a visita também foi anunciada a compra de novos lençóis para os leitos e a prefeita em exercício, Jaqueline Coutinho, teve a ideia de realizar uma campanha para arrecadar cobertores novos para o hospital e informou que irá acionar o Fundo Social de Solidariedade para esta atividade.

A visita da prefeita Jaqueline Coutinho à Santa Casa também foi acompanhada pelos secretários municipais Hudson Zuliani, do Gabinete Central, Alexandre Robim, da Secretaria de Licitações e Contratos, Eloy de Oliveira, da Secretaria de Comunicação e Eventos, José Augusto de Barros Pupin, da Secretaria de Segurança e Defesa Civil e Marinho Marte, da Secretaria de Recursos Humanos. Também participou o vereador Fernando Dini (PMDB).

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios