Tags

Na manhã desta quarta-feira (3), cerca de 20 sócios do Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva” participaram do início de mais uma edição do Escola do Pedala Terceira Idade. A aula inaugural foi teórica e ocorreu na Sala de Cinema da unidade municipal. Ainda há 20 vagas disponíveis.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com a Secretaria de Igualdade e Assistência Social, a atividade é gratuita e faz parte do Programa Mobilidade na Terceira Idade.

O objetivo é ensinar os idosos a andar de bicicleta, além de aprimorar as habilidades daqueles que já sabem pedalar. A meta é formar um grupo de ciclistas desta faixa etária, consciente da maneira correta de pedalar nas ciclovias e demais vias da cidade, além de promover a saúde por meio da atividade física.

Durante a aula, o instrutor da Escola do Pedala, Erlon de Freitas, entregou aos alunos uma cartilha do ciclista, abordou alguns cuidados importantes ao utilizar uma bicicleta e ainda falou sobre todos os benefícios que a atividade traz à saúde, incluindo qualidade de vida. “A sensação de andar de bicicleta é muito boa e a melhor descrição que tive de uma das nossas alunas daqui do Clube do Idoso sobre pedalar foi que dá a sensação de voar”, relatou.

O professor também enfatizou a necessidade de se utilizar alguns equipamentos de segurança necessários para quem anda de bicicleta, como os capacetes e as luvas, e lembrou os alunos sobre o que Sorocaba oferece à população para incentivar esta atividade física, como a ciclovia e o sistema de bicicletas públicas Integrabike.

A aposentada Adélia Maria Ferreira, de 65 anos, moradora do Jardim Vera Cruz, está participando pela terceira vez da Escola do Pedala no Clube do Idoso. “Estou participando de novo porque adorei as aulas”, relata a munícipe. “Aprendi a andar de bicicleta fazendo aula aqui”, contou.

Outra aluna da Escola do Pedala Terceira Idade é a aposentada Irene Guimarães, de 69 anos, moradora do Trujillo. Ela começou a participar de uma das edições realizadas em 2016, mas parou de frequentar as aulas porque precisou fazer uma cirurgia. “Adorei as aulas e por isso quis participar de novo. Sei andar um pouco, mas quero aprender mais e ganhar confiança para andar de bicicleta na ciclovia”, comentou.

Aulas práticas

A aula prática da Escola do Pedala Terceira Idade tem início na próxima segunda-feira (8). Serão oito aulas no total, que ocorrerão sempre às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, no Clube do Idoso.

A terceira idade vai aprender a manter o equilíbrio na bicicleta e a pedalar seguindo um trajeto completo, recebendo instruções sobre como frear e fazer curvas. Eles também serão orientados sobre regras de trânsito envolvendo bicicletas, compartilhamento das vias, noções de segurança pessoal e coletiva, importância da prática regular de exercícios físicos e possibilidade de transporte através do uso das bicicletas.

Como participar

Para se inscrever e participar das atividades do Clube do Idoso os interessados, além de residir em Sorocaba, devem ter mais de 55 anos, apresentar RG, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço no nome e uma foto 3×4, além de um atestado médico para atividades físicas oferecidas. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Clube do Idoso está localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros. Mais informações pelo telefone (15) 3233.9014.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios