Tags

Os principais projetos para a transformação de Sorocaba avançam de forma acelerada com a atuação do governo municipal em busca de recursos internacionais.

Nesta semana o município cumpriu intensa agenda em Brasília com representantes de bancos internacionais e com o Governo Federal para obter financiamentos para a implantação de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), o tratamento do lixo com a geração de energia elétrica, a utilização da energia fotovoltaica e a transformação do município em uma SmartCity, ou seja, uma cidade com recursos tecnológicos.

O prefeito José Crespo incumbiu para representá-lo, o secretário de Planejamento e Projetos da Prefeitura, Luiz Aberto Fioravante. Na terça-feira (25) e na quinta-feira (27) ele participou das apresentações de linhas de financiamento para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável e também visitou o Senado Federal . Segundo Fioravante “Sorocaba sai na frente porque os seus projetos são inovadores e contemplam o bem estar da sociedade com desenvolvimento sustentável.”.

Encontro com Banco Mundial
Atendendo ao convite feito ao prefeito José Crespo pelo diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martins Raiser e do presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio Lacerda, o secretário Fioravante participou do evento “Diálogos entre o Banco Mundial e os Prefeitos das Cidades Brasileiras sobre a Estratégia de Parceria com o Brasil e sobre a Agenda de Desenvolvimento Sustentável, durante o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.

A cerimônia fez parte das consultas públicas para a nova Estratégia de Parceria do Banco Mundial no Brasil, que busca traçar as áreas prioritárias para a atuação do Banco Mundial no país nos próximos seis anos. Para participar desse evento foram convidados os municípios brasileiros com população superior a 200 mil habitantes e com capacidade de pagamento “A” ou “B” . Sorocaba esteve presente com capitais como Florianópolis, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Vitória. Fioravante conta que a qualidade dos projetos expostos por Sorocaba surpreenderam e foram elogiados.

Encontro com Fundo Financeiro
Outra agenda junto a instituições de financiamento foi com o Fundo Financeiro para El Desarrollo de La Cuenca del Plata (Fonplata). O secretário Fioravante reuniu-se com a gerente de operações e países da Fonplata, Denise Takahashi Obara. Com ela, Fioravante tratou do apoio para a realização do Programa Ambiental e de Otimização Viária de Sorocaba – Mobilidade Total.
Encontro com Banco do BRICS

Outra participação de Sorocaba foi em evento com a direção do banco estabelecido pelos países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, Chian e Africa do Sul), ocasião em que o secretário Fioravante participou da “Apresentação do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nas cidades brasileiras”. A instituição financeira internacional foi representada pelo vice-presidente & CRO, Paulo Nogueira Batista e pelo vice-presidente & COO Xian Zhu.

Diálogo com Governo Federal
O secretário Luiz Alberto Fioravante teve a oportunidade de dialogar com o assessor do Departamento de Relações Político-Sociais da Secretaria Nacional de Articulação Social, da Secretaria de Governo da Presidência da República, Marco Antonio Delgado, onde expôs ao assessor da Presidência que Sorocaba é uma das primeiras cidades em inovação do Brasil, a oitava em faturamento e possui excelente capacidade de pagamentos. Contou que as informações sobre os projetos de Sorocaba foram muito bem recebidas.

No Senado Nacional
Participou de audiência com lideranças do DEM, incluindo membros da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). Além de apresentar os projetos para Sorocaba também tratou sobre parcerias entre município com universidades, com o Poder Público e com a iniciativa privada.

No Tesouro Nacional
O secretário Fioravante também reuniu-se com a Coordenação-Geral de Operações de Crédito dos Estados e Municípios (Copem) da Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda ocasião em que tratou sobre a tramitação do processo de operação de crédito externa.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios