Tags

Em razão da ‘Semana Comemorativa – Dia do Ferroviário’, o prefeito de Sorocaba, José Crespo, homenageou na manhã de sexta-feira (28), três ex-ferroviários pelos serviços prestados à ferrovia em Sorocaba.

A homenagem foi realizada no gabinete do prefeito, no Paço Municipal. O dia do ferroviário é celebrado neste domingo (30).

A data é comemorada devido à inauguração da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, ou como é conhecida hoje, a Estrada de Ferro Mauá, que foi a primeira linha ferroviária do Brasil, construída pelo Barão de Mauá e inaugurada em 30 de abril de 1854.

Foram homenageados os ex-ferroviários Jurandir Rocha Ribeiro, Geraldo Alberto Amorim e Geraldo Franguelli. Os três contaram algumas histórias para o prefeito, mostraram documentos e arquivos de revistas e jornais resgatando a memória da Estrada de Ferro Sorocabana. A homenagem foi acompanhada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lílian Crespo, pelo Secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes e pela secretária-adjunta Margarete Christofani.

Segundo o prefeito José Crespo, Sorocaba deve muito do seu desenvolvimento à ferrovia e aos ferroviários. “Fazer essa homenageia é reconhecer o valor desses trabalhadores”, comentou. Para o secretário Werinton Kermes, a ferrovia tem um imenso valor cultural para a cidade e para o país. “A ferrovia é um bem material, mas principalmente cultural”, completou.

A rede ferroviária teve grande importância na história do Brasil. Contribuiu com a construção do país no transporte de cargas e também na condução de passageiros. Colaborou com a história e o desenvolvimento de Sorocaba, auxiliando na difusão do nome da cidade, inclusive após a criação da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em 1870, por empresários sorocabanos liderados pelo comerciante de algodão Luis Mateus Maylasky.

Programação

Como parte da “Semana Comemorativa – Dia do Ferroviário”, neste sábado (29), às 18h30, acontecem no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana apresentações dos grupos Naquele Tempo e, às 20h, do grupo Samba, Choro e Seresta.

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está localizado na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 553, Centro. A Estação Ferroviária fica no mesmo endereço, mas com número 310.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios