Tags

Jaqueline Coutinho é a prefeita em exercício de Sorocaba desde às 17h desta sexta-feira (28). Ela recebeu o cargo pelo agora prefeito licenciado, José Crespo, que entre os dias 1 e 5 de maio segue em comitiva do Senado Federal para a Alemanha, representando todos os prefeitos do Brasil.

A transmissão foi feita diante do presidente do Fórum Municipal de Políticas Públicas (Fomup), ex-prefeito de Sorocaba e ex-deputado federal, Renato Amary.

Jaqueline recebeu das mãos de José Crespo uma chave gigante com o brasão de Sorocaba, simbolizando a transmissão do cargo. Muito emocionada, ela ficou com os olhos cheios de lágrimas, com a cerimônia prestigiada pelos pais. “Ele descobriu o que nós como pais não descobrimos, que ela teria essa vocação”, disse o pai da prefeita em exercício, Geraldo Barcelos Coutinho.

A prefeita em exercício Jaqueline Coutinho iniciou o discurso agradecendo os pais e afirmando que a família é o suporte do ser humano. “As minhas características profissionais advém do espelho que eu tive junto aos meus pais: espelho de luta, de fibra, de coragem, de combatividade e de Justiça”, declarou. Na sequência iniciou os elogios ao presidente do Fomup, Renato Amary. “Foi ele quem me escolheu para ser a sua vice, mas depois deixou o legado para o nosso prefeito José Crespo”, declarou.

Jaqueline Coutinho ressaltou que Renato Amary é um eterno amigo, com quem muito aprendeu e continua aprendendo. “Um exemplo de administrador, de político e de liderança. Pessoa que eu amo muito”, declarou. Emendou que conheceu José Crespo por circunstâncias profissionais, mas tinha conhecimento prévio de suas características: pessoa honrada, de fibra, que perante a Assembleia Legislativa e depois a Câmara Municipal sempre exercitou os seus mandatos de forma ímpar, justa, legalista, combativa. “Com tudo isso, obviamente diante de sua postura firme e de convicção, atraiu alguns desafetos que jamais conseguirão tirar o brilho dessa administração”, ressaltou Jaqueline.

O prefeito licenciado José Crespo disse que não foi ele quem a escolheu, a conhecia como uma das delegadas de polícia mais competentes. “(Foi) o nosso comandante (Renato Amary), a pessoa que nos trouxe aqui e com ele ganhamos a eleição”, disse Crespo, ressaltando que Sorocaba tem duas épocas: antes e depois de Renato. José Crespo disse que, em parceria com Jaqueline, está trabalhando muito e “até vigiando para que a gente garanta a harmonia das 22 secretarias”, declarou. Ele anunciou: está aí a prefeita Jaqueline Coutinho, com toda ou mais capacidade do que eu. “A mulher é um ser superior, mais dotado do que os homens, tem mais dedicação, carisma, poder de conciliação para resolver conflitos”, declarou.

O presidente do Fomup, Renato Amary, ressaltou que testemunhou essa transmissão de cargo com muita alegria e emoção. “Tenho a certeza que vai ser a melhor prefeita de Sorocaba, com muita competência. Ressaltou que ela vai trabalhar com muito amor e ainda possui grande capacidade de unir esforços. Amary afirmou que a cidade está sendo governada por um time de primeiríssima qualidade. Um grupo que quer saber de trabalhar, com orgulho, com força e amor por Sorocaba. Enfatizou que Crespo hoje é um grande amigo e tem a certeza absoluta que está no caminho certo. Encerrou desejando boa viagem ao prefeito licenciado.
Pais ressaltam dedicação profissional da prefeita em exercício

Os pais de Jaqueline Coutinho, ambos oficiais de justiça aposentados, Geraldo Barcelos Coutinho e Neide Andrade Barcelos Coutinho, acompanharam as palavras emocionadas da filha. Aos 80 anos de idade, o pai lembrou com orgulho a atuação de Jaqueline sempre dedicada à carreira profissional. “Ela sempre fez a diferença como delegada e também como vice-prefeita”, comentou. E falou em especial a atenção que a filha sempre deu às causas sociais.

Também mencionou agradecimentos ao ex-prefeito e presidente do Fomup, Renato Amary, por revelar Jaqueline no meio político. “Ele descobriu o que nós como pais não descobrimos, que ela teria essa vocação”, comentou Geraldo.
Currículo da prefeita em exercício

Jaqueline Lilian Barcelos Coutinho ou Jaqueline Coutinho é filiada e dirigente do PTB de Sorocaba.

Formada em Direito pela FADI Sorocaba, aos 18 anos passou em concurso público para o cargo de oficial de justiça, exercendo-o por quatro anos e oito meses em Sorocaba.

Aos 22 anos, também por meio de concurso público, ingressou na carreira de Delegada de Polícia, sendo das mais jovens profissionais aprovadas para a função à época.

Exerce o cargo há 27 anos, encontrando-se desincompatibilizada agora para concorrer ao cargo de vice-prefeita de Sorocaba na chapa encabeçada pelo vereador José Crespo (DEM).

Trabalhou como delegada na Delegacia de Defesa da Mulher de Itapetininga, Fernandópolis e Sorocaba durante 19 anos, em cujas unidades também investigava crimes de maus-tratos e abusos sexuais contra crianças e adolescentes. Atuou ainda na Delegacia do Idoso e no Necrin de Sorocaba.

Nascida em Sorocaba a 3 de setembro de 1966, Jaqueline Coutinho é divorciada e tem dois filhos pré-adolescentes, Maitê e João.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios