Tags

No período de 22 e 28 de abril, a Prefeitura de Sorocaba irá participar da “Semana Ibero-Americana pela Sustentabilidade (CICLO SIETE)”, realizada pela comunidade Ibero-Americana.

O objetivo da semana é trabalhar as questões de sustentabilidade junto à sociedade, a fim de despertar um olhar crítico de cuidado com o meio ambiente, em busca de gerar consciência sobre temas socioambientais e econômicos regionais.

“A programação foi elaborada tendo em conta o desafio de divulgar para a comunidade de Sorocaba e região as funções e a importância desempenhada pelo Zoo de Sorocaba, bem como as ações e projetos desenvolvidos em prol da preservação do meio ambiente, com ênfase na conservação de espécies da fauna realizadas pela instituição”, explicou Jessé Loures, secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins.

 Segue a programação completa das atividades: 

Dia 22/04-sábado: Biodiversidade: voluntários conscientes

Ação: Exposição de animais taxidermizados (nome técnico do empalhamento de animais – é um processo onde a pele do animal é aproveitada), espécies de animais que habitam as áreas verdes do município e seu entorno abordando os temas: Fauna silvestre de Sorocaba, Tráfico de animais silvestres e Ano do Papagaio. Estarão expostos lobo-guará, papagaio-verdadeiro, periquitão-maracanã, tamanduá-bandeira, jacaré-do-papo-amarelo, teiú, cágado-de-barbicha.

Público-alvo e Local: Público visitante do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.

Horário: das 13h30 às 16h30.

 

Dia 22/04-sábado a 07/05: “ABELHAS, UMA FONTE DE VIDA”

Ação: Exposição do fotógrafo Sidney Cardoso que será realizada no Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. O público poderá conferir imagens de abelhas em seu ambiente natural, além de fotos do inseto sendo manejado racionalmente pelo homem em apiários e meliponários – lugar de coleção e cultivo de abelhas nativas sem ferrão. Além das fotos, também estão expostos painéis educativos sobre o tema.

Público-alvo e Local: Público visitante do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.

Horário: das 9h às 17h.

 

Dia 23/04 domingo: Hábitat e mobilidade: famílias conscientes

Ações: Teatro sobre segurança no trânsito em parceria com a URBES e exposição de animais taxidermizados, abordando o a problemática da fauna silvestre atropelada, divulgando o Sistema Urubu (aplicativo que visa auxiliar na redução da quantidade de atropelamentos de espécies da fauna).

Público-alvo e Local: Público visitante do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.

Horário: A apresentação do teatro acontecerá às 15h no gramado, em frente à educação ambiental. A exposição será das 13h30 às 16h30, os visitantes serão convidados a tirarem fotos com placas que sensibilizam para a questão do atropelamento da fauna silvestre. As fotos serão postadas no Facebook do Zoo.

 

Dia 24/04- segunda-feira: Educação: estudantes conscientes

Ação: Palestra “O papel dos zoológicos para a conservação da Biodiversidade”, com ênfase na apresentação das ações realizadas pelo Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros e das cinco funções por ele desempenhadas (Pesquisa, Conservação, Bem-estar Animal, Educação Ambiental e Lazer). Palestrante: Peônia Brito de M. Pereira (Educadora Ambiental do Zoo Sorocaba / Bióloga, Especialista e Mestre em Ciência Ambiental).

Público-alvo: Estudantes de graduação e pessoas interessadas.

Local: Instituto Federal de São Roque.

Horário: das 20h30 às 21h30.

 

Dia 25/04- terça-Feira: Desenho sustentável: criadores conscientes

Ações: Exposição com biguá e periquitão-maracanã taxidermizados e realização de oficina de confecção de ninhos de barro. realização de oficina de pintura usando tintas elaboradas com materiais sustentáveis, Apresentar o lobo-guará taxidermizados para as crianças que estão participando do Projeto “Onde está o lobo?”, elaborado pela CEI-92.

Público-alvo: Participantes do Clubinho do Parque da Água Vermelha (crianças entre 5 e 7 anos) e alunos do Centro de Educação Infantil 92 – CEI 92 (crianças entre 3 e 4 anos).

Local: Parque da Água Vermelha e na CEI-92.

Horário: No Parque da Água Vermelha será das 9h às 10:30h e na CEI-92 das 14h30 às 16h.

 

Dia 26/04- quarta-feira: Organizações Sustentáveis

Ação: Realização de palestra sobre sustentabilidade e o Programa A3P. Palestrantes: Carolina Barisson M. O. Sodré / Estevan Cesar Silva, ambos técnicos da Secretaria do meio Ambiente, Parques e Jardins de Sorocaba.

Público-alvo: Equipe interna do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (funcionários, estagiários e prestadores de serviços) e funcionários da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins.

Local: Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.

Horário: 13h15 às 14h15.

 

Dia 27/04-quinta-feira: Estilo de vida Saudável: consumidores Conscientes

Ação: Elaboração e entrega de enriquecimento ambiental para alguns animais do Zoológico de Sorocaba, além de mostrar a alimentação dos animais, enfatizando a utilização de frutas da estação. O público presente no zoológico poderá ajudar na elaboração do enriquecimento.

Público-alvo e Local: Público visitante do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.

Horário: alimentação do Macaco-aranha-de-testa-branca: 13h30, do Tigre: 14h30 e Arara-canindé: 15h.

 

Dia 28/04- sexta-feira: Cultura: cidadãos conscientes

Ação: Realização de visita monitorada ao Museu Histórico Sorocabano para apresentar um pouco da história e cultura de Sorocaba, fatos e curiosidades de alguns dos animais que há mais tempo vivem no zoo.

Público-alvo: Participantes do Clube do Idoso de Sorocaba.

Local: Museu Histórico Sorocabano e Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.

Horário: das 09h às 11h.

 

“Semana Ibero-Americana pela Sustentabilidade – O CICLO SIETE

O CICLO SIETE teve início em 2015, na Colômbia, com a participação de mais de 20 países e desde 2016 a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil – SZB aderiu e incentivou a participação dos Zoológicos e Aquários do Brasil.

No Brasil existem 123 instituições zoológicas (110 zoológicos e 13 aquários), todos com objetivos em comum de realizar conservação de espécies, pesquisa, educação e incentivar o lazer. No entanto, infelizmente, estas instituições vivenciam diversas dificuldades, dentre elas o desconhecimento, por parte da sociedade, sobre qual é o papel dos zoológicos e aquários.

Desta forma, com o intuito de sensibilizar as pessoas para as questões ambientais em prol da sustentabilidade e conservação, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, por meio do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros participará do Ciclo Siete 2017.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios