Tags

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, com apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, promove na próxima terça-feira (25), das 9h às 18h, no Parque Tecnológico de Sorocaba, o 1º Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Com palestras e workshops de especialistas no assunto, o evento reúne dirigentes de departamentos e secretarias municipais de Cultura da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Estão convidados representantes das prefeituras de 27 municípios da RMS.

A partir das 9h, na primeira parte do encontro, representantes do Ministério da Cultura irão apresentar o Sistema Nacional de Cultura e a estruturação dos sistemas culturais nos estados e municípios, além de temas como captação de recursos e projetos em nível federal. A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo abordará os programas e projetos incentivados em nível estadual.

Ainda no período da manhã, a Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas de Sorocaba (Serim), explicará o funcionamento da RMS, a importância da integração dos municípios com base nos trabalhos do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Segundo o secretário da Cultura e Turismo, Werinton Kermes, as ações públicas de Cultura sempre sobreviveram com muitas dificuldades pelos municípios. “A criação da Região Metropolitana oferece a oportunidade aos municípios de pensarem juntos nas políticas públicas, se unirem e desenvolverem projetos, e fazerem o uso integrado de equipamentos, agentes e promotores culturais”, comentou. De acordo com o secretário, a finalidade do encontro é promover esse fortalecimento com toda a região. “A expectativa desse encontro é unir forças em busca de soluções em todos os níveis, estadual e federal”, reforça.

No período da tarde, a partir das 13h30, será apresentada uma palestra sobre o Programa de Ação Cultural (ProAC), como ferramenta de incentivo à cultura. Na sequência o Sesc Sorocaba apresentará ações desenvolvidas em âmbito regional.

Após as palestras serão formados grupos de discussão para alinhamento de propostas para o desenvolvimento da cultura na região. Os cinco temas abordados são: o uso integrado dos equipamentos, agentes e recursos culturais entre os municípios, a integração entre as áreas de Cultura e Turismo, o relacionamento com os órgãos de cultura, as facilidades para a contratação de serviços e o relacionamento com a iniciativa privada.

Ao final, cada grupo apresentará as sugestões discutidas que farão parte de uma ‘carta’ que será encaminhada ao Conselho de Desenvolvimento da RMS e também para autoridades ligadas ao Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além de deputados federais e estaduais.

O encontro também ampliará o debate dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas para a RMS. “A Cultura é um elemento importante na divulgação e na formação do ‘pensamento metropolitano’”, completou o secretário interino Hilton Monteiro.

O Parque Tecnológico de Sorocaba fica na avenida Itavuvu, 11.777, em Sorocaba.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios