Tags

,

A Câmara Municipal de Sorocaba irá sediar o I Encontro de Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Sorocaba, que terá como tema “O Combate à Dependência Química” e será realizado na segunda-feira, 24 de abril, a partir das 9 horas, no plenário do Legislativo sorocabano.

O presidente da Casa, vereador Rodrigo Manga (DEM), visitou dez Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Sorocaba convidando os vereadores das cidades da região para participar do encontro, cuja proposta é arregimentar os Legislativos para debater os problemas comuns dos 27 municípios da região.

“As drogas, hoje, são uma questão de saúde pública, especialmente o crack, que é visto como o mal do século e transcende as fronteiras de cada município. Uma Prefeitura sozinha não consegue enfrentar esse problema, que exige a mobilização conjunta de toda a sociedade, envolvendo poder público, igrejas, escolas, entidades sociais, entre outras instituições. Por isso, escolhemos o combate à dependência química como tema desse primeiro encontro dos Legislativos municipais”, explica Rodrigo Manga (DEM), que visitou as Câmaras Municipais de Itu, Tatuí, Itapetininga, Porto Feliz, Salto, Boituva, Ibiúna, Piedade e São Roque.

O presidente do Legislativo sorocabano salienta que, em Sorocaba, a Comissão de Dependência Química da Câmara Municipal, identificou quase 50 locais onde há consumo de drogas na cidade, áreas conhecidas popularmente como minicracolândias. “Esse dado mostra a gravidade do problema da dependência química”, salienta Manga, adiantando que a segunda edição do encontro de Câmaras Municipais, que deverá acontecer em Itu, deverá enfocar o desenvolvimento econômico da região, com ênfase na geração de empregos.

“O Poder Legislativo é quem aprova as leis e fiscaliza as políticas públicas, por isso as Câmaras Municipais têm um papel primordial na sociedade, especialmente quando juntam suas forças, que é o que estamos propondo com essa série de encontros que vão se iniciar na próxima segunda-feira”, afirma Manga, enfatizando que tem havido grande receptividade das Câmaras da região no sentido de participar do encontro.

Região Metropolitana – Segundo dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), a Região Metropolitana de Sorocaba – criada pela Lei Complementar Estadual nº 1.241, de 8 de maio de 2014, e composta por 27 municípios – conta com mais de 2 milhões de habitantes, dos quais 652.481 residem em Sorocaba, segundo a última projeção do IBGE.

Além de Sorocaba, sua cidade-sede, a Região Metropolitana de Sorocaba é composta pelos seguintes municípios: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios