Tags

A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que encontram-se em falta na rede municipal de saúde as doses da vacina tríplice viral, chamada SCR, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Este desabastecimento vem sendo observado desde o final do mês passado porque o lote de vacinas entregue em março foi inferior à demanda da cidade.

Desde que a baixa cota foi identificada, o município tem acionado ao Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, que é o responsável pelo fornecimento das vacinas, para solicitar o abastecimento.

A vacina tríplice viral faz parte do calendário nacional de vacinação e é utilizada em crianças com a primeira dose aplicada aos 12 meses de vida e a segunda dose administrada aos 15 meses.

A Secretaria da Saúde de Sorocaba pede a compreensão dos pais sobre a falta temporária das doses e as tentativas de normalizar o atendimento o quanto antes.

Além de o número de vacinas de março ter sido inferior ao que costuma ser utilizado por mês na cidade, na cota do mês de abril, que chegou no último dia 10, não foram entregues doses de tríplice, acentuando o problema do esgotamento do estoque.

Desde que a vacina está esgotada em Sorocaba, o CVE tem sido informado pela VE Municipal. Nesta segunda-feira (17), o órgão informou que estaria prevista uma entrega de doses para Sorocaba nesta terça-feira, dia 18, porém, em seguida, emitiu novo aviso informando que devido à quebra de um caminhão que faria o transporte dos imuno biológicos, esta entrega só ocorrerá na quarta-feira (19).

Se este prazo se confirmar, e tendo em vista o prazo para retirada do material e a logística que necessita de estabilização de temperatura, a previsão é que a vacina esteja disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba na próxima segunda-feira (24).

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios