Tags

A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, realizou na manhã desta quarta-feira (12) uma reunião de alinhamento com toda a rede básica de Saúde da cidade sobre as estratégias e protocolos da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2017.

A imunização na rede pública é destinada a onze grupos prioritários e neste ano ocorrerá de maneira escalonada seguindo um calendário de atendimento para esses grupos entre 17 de abril e 26 de maio.

Este calendário e todos os detalhes técnicos da campanha foram apresentados na reunião com coordenadores e enfermeiros de todas as 32 Unidades Básicas de Saúde da cidade. O encontro foi coordenado pela supervisora da área de imunização, Daniela Malaquias, e pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ângela Monteiro Moraes. Nesta semana, a cidade recebeu o primeiro lote de vacinas e a distribuição, abastecimento e manipulação dessas doses também foram tratados na reunião.

A imunização será realizada em todas as 32 Unidades Básicas de Saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, no horário normal de funcionamento de cada UBS. Também está previsto que o sábado, dia 13 de maio, será o Dia de Mobilização Nacional, o “Dia D”, e terá todas as 32 UBSs funcionando das 8h às 17h para vacinar quem não pode comparecer durante a semana.

Seguindo o cronograma oficial, no dia 17 de abril a vacinação começa atendendo aos idosos (maiores de 60 anos) e profissionais da saúde. A partir do dia 24 de abril, o atendimento estará estendido às gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias (puérperas), crianças (com mais de 6 meses e menores de 5 anos anos de idade) e indígenas. Já a partir do dia 2 de maio serão vacinados os pacientes que possuem doenças crônicas e a partir de 8 de maio serão atendidos professores das redes pública e privada.

Também serão vacinados funcionários e população do sistema prisional, além de jovens com idade de 12 a 21 anos que estejam em cumprimento de medida socieducativa. Para esses três grupos, o período de atendimento ainda não foi divulgado aos municípios pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde.

Considerando os grupos que possuem população estimada, que são os idosos, as crianças, as gestantes, as puérperas, portadores de doenças crônicas e os trabalhadores da saúde, o público-alvo total é estimado em 161.421 pessoas em Sorocaba e a meta estabelecida é atingir uma cobertura de 90% desses grupos, número equivalente a 145.278 pessoas. No ano passado, dentre os cinco grupos que tinham população estimada, a campanha tinha um público-alvo de 126.423 pessoas e ao final da vacinação foram atingidos 134.428 (106,33%).

Calendário
Vacinação Gripe – 17/04 a 26/05/2017
Datas Grupos
A partir de 17/04 Profissionais de saúde e idosos (+ de 60 anos)
A partir de 24/04 Gestantes, puérperas, crianças (+ de 6 meses e – de 5anos), indígenas
A partir de 02/05 Portadores de doenças crônicas
A partir de 08/05 Professores da rede pública e privada
13/05 Dia “D” sábado Todos os grupos anteriores

* Em Sorocaba: 32 UBSs de segunda a sexta, no horário normal de funcinamento dessas unidades. No dia 13/05, as 32 UBSs vacinarão das 8h às 17h.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios