Tags

A Páscoa é uma das datas mais importantes do ano. Nessa época, é grande a procura pelos tradicionais ovos de chocolate. Para que o consumidor não tenha problema na hora de efetuar sua compra, é indispensável ter alguns cuidados.

Segundo o diretor do Procon Sorocaba, José Antonio de Oliveira Júnior, é preciso estar atento ao valor cobrado pelo mercado. “Esse produto geralmente custa mais caro quando comparado ao preço cobrado por barra de chocolate ou uma caixa de bombons. Por isso, antes de comprar é importante pesquisar e pensar primeiro no seu bolso e, dependendo do valor, ter em mente que oval, redondo ou em barra, chocolate é chocolate”, disse.

Júnior explica a importância de estar atento a segurança das crianças em relação aos brinquedos. “As embalagens devem informar a faixa etária a que se destina e os eventuais riscos que aquilo possa apresentar à criança.

Além de ter o selo de segurança Inmetro, que indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas”.

Outra dica é ler com atenção as embalagens dos produtos. É necessário que todas informações sejam claras e precisas. “Deve conter especificações corretas sobre quantidade, composição, características, qualidade e prazo de validade,” destaca o diretor.

Ao escolher o ovo, a orientação é que o consumidor compare o peso, a qualidade e o preço, pois a numeração contida na embalagem não tem relação com a indicação do peso do produto e não é igual entre os fabricantes.

Com relação aos ovos artesanais, a atenção deve ser a mesma. Os fornecedores desse produto devem seguir as mesmas regras de comercialização dos fornecedores de industrializados.

Cuidado ao escolher os peixes
Na Sexta-Feira Santa é comum o consumo de pescados. Para não arruinar o feriado, o cuidado ao escolher os peixes é fundamental. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é preciso estar atento na hora da compra e no tipo de conservação.

Os peixes devem estar armazenados na temperatura de preservação indicada na embalagem e com ausência de manchas, furos ou cortes na superfície. Na hora da preparação, deve-se manter a qualidade nutricional dos alimentos. A ANVISA orienta evitar frituras, excesso de sal e de temperos industrializados.

Em caso de alguma dúvida ou reclamação é só entrar em contato pelo site: http://www.consumidor.gov.br ou comparecer em umas das unidades do Procon Sorocaba.

Unidade Centro
Rua Dr. Nogueira Martins, 513 – Centro – Sorocaba
Segunda a sexta-feira das 8 às 15hs.

Unidade Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Segunda a sexta-feira das 9 às 17hs.

Unidade Casa do Cidadão Ipanema
Segunda a sexta-feira das 9 às 17hs.

Unidade Casa do Cidadão Itavuvú
Segunda a sexta-feira das 9 às 17hs.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios