Tags

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 8 de abril de cada ano, foi celebrado na Câmara Municipal de Sorocaba na noite de sexta-feira, 7, quando foram homenageadas pessoas e instituições que se dedicam a prevenir a doença e apoiar os pacientes com câncer e seus familiares.

A sessão solene foi realizada por iniciativa do vereador Francisco França e presidida pela vereadora Iara Bernardi, que compõem a bancada do PT na Casa.

Além de Iara Bernardi, a mesa de honra dos trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: o oncologista Carlos Eduardo Ribeiro de Moura, do Hospital Regional de Sorocaba; a cirurgiã-dentista Vania Francesca Rojas Carreño; Nilton Antunes Fogaça, representando a Asipeca (Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer); e o cirurgião-dentista Carlos Alberto Muzilli, presidente regional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas). A sessão solene contou com a palestra da cirurgiã-dentista Vânia Carreño, especialista em pacientes com necessidades especiais e membro da APCD, que discorreu sobre o tema “Saúde Bucal para Pacientes com Câncer”.

Iara Bernardi ressaltou que Sorocaba tem um diferencial – o trabalho das entidades assistenciais em diversas áreas, inclusive na prevenção e combate ao câncer, apoiando os pacientes e seus familiares. O médico Carlos Eduardo de Moura, responsável pelo setor de oncologia do Hospital Regional, ressaltou que houve avanços tecnológicos no combate às doenças, mas lamentou os retrocessos, como o ressurgimento da febre amarela, a falta de medicamentos e, no caso de Sorocaba, a necessidade que os pacientes de câncer têm de se tratar em outras cidades. O médico enfatizou a importância do trabalho humanitário das entidades, sobretudo na prevenção da doença, no que foi corroborado por Carlos Muzilli, da APCD, e Nilton Fogaça, da Asipeca, que também fizeram uso da palavra.

Durante a solenidade, foram homenageados com votos de congratulações as entidades: Grupo Andanças, Gpaci (Grupo de Apoio e Pesquisa ao Câncer Infantil), ABOS (Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba), Revida, APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), Associação dos Ostomizados de Sorocaba, Liga Sorocabana de Combate ao Câncer e Asipeca (Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer), que está completando 10 anos de fundação. Além dessas entidades, também receberam votos de congratulações as cirurgiãs-dentistas Tereza Cristina Teixeira, Nara Maria Menezes Ciantelli e Vania Francesca Rojas Carreño.

Para celebrar, especialmente, os 10 anos de fundação da Asipeca, foi exibido um vídeo institucional sobre o trabalho desenvolvido pela entidade, que se dedica ao socorro imediato às pessoas com câncer. O evento contou, ainda, com apresentações dos músicos Nilton (voz e guitarra) e Auro Camargo (voz e teclado), além do grupo teatral Superpalhaços, que busca alegrar as crianças com câncer.

Entidades homenageadas – Fundada em 1975, a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer dedica-se especialmente à prevenção do câncer de mama, apoiando as mulheres que tiveram de se submeter à mastectomia. A entidade oferece atendimento de psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional, entre outros.

O Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), fundado em 1983, mantém um hospital que é referência no tratamento do câncer infantil, conciliando ciência e assistência social e psicológica no tratamento e acolhimento das crianças que padecem da doença, inclusive seus familiares.

A Abos (Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba), fundada em 1988, atende pacientes de câncer oriundos de outras cidades e conta com médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, que buscam minimizar os desgastes emocionais dos pacientes.

O Revida, fundado em 1988 pelo psicólogo Edmundo Barbosa, juntamente com ex-pacientes, oferece apoio psicológico e emocional as pessoas diagnosticadas com câncer, procurando recuperar sua vitalidade por meio do autoconhecimento.

O Grupo Andanças, fundado pela psicóloga Elisa Maria Neiva Vieira, especializada no atendimento a pacientes oncológicos, promove o combate ao câncer de mama através de palestras e visitas de conscientização a comunidades carentes, entre outras atividades.

A Associação dos Ostomizados de Sorocaba e Região, fundada em 2001, também realiza um trabalho de assistência às pessoas com câncer, uma vez que o câncer de intestino é uma das principais causas da ostomia.

A Asipeca (Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer), que está completando 10 anos, foi fundada em 2007 por um grupo de pacientes com câncer, seus familiares e voluntários. Através de diversas atividades físicas, manuais e lúdicas, além da doação de medicamentos, a entidade presta assistência aos pacientes com câncer.

A APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) – à qual pertencem as cirurgiãs-dentistas Tereza Cristina Teixeira, Nara Maria Menezes Ciantelli e Vania Francesca Rojas Carreño – tornou-se parceira da Asipeca, que agora conta com um consultório odontológico para atender os pacientes assistidos pela entidade.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios