Tags

Continuamos a detalhar o projeto de webcidadania Índice de Transparência do Poder Legislativo de Sorocaba”, em parceria com Observatório Social Brasil (OSB) Sorocaba, onde iremos hoje falar sobre cada dimensão será analisada segundo quatro critérios de avaliação.

Lembrando que já detalhamos nos posts anteriores, os quatro temas relativos à transparência, os chamados de Dimensões da Transparência.

Além das várias dimensões de análise, suas subdimensões e os indicadores que as compõem podem ser observados a partir de diferentes óticas, diferentes pontos de vista, que chamaremos aqui de critérios de avaliação.

O critério Atualidade avalia quão atuais são as informações disponibilizadas pelo órgão em seu sítio na internet, respeitadas as características intrínsecas do indicador em análise.

Assim, é desejável que a lista de servidores do órgão reflita a posição do dia de consulta, por outro lado, se o que está em análise é a prestação de contas anual do órgão nada mais natural do que exigir que a informação disponível seja a do último ano, uma vez que não cabe falar de informação do último mês.

A regra de avaliação para este critério será a seguinte:

  • atribuir nota 1,0 caso seja possível acessar o dado mais atualizado e recente possível do item em análise;
  • atribuir nota 0,5 caso a informação esteja disponível mas não se refira à mais atual, independente de quão defasada esteja, se muito ou se pouco; e
  • atribuir nota 0,0 caso a informação simplesmente não esteja disponível.

No próximo post iremos detalhar o critério Série Histórica.

 

Anúncios