Tags

Marcada pela homenagem ao médico Gal Moreira Dini, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Carandá foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (06) pelo prefeito de Sorocaba, José Crespo.

A solenidade teve a presença de autoridades, moradores do residencial e familiares do homenageado que falaram emocionados sobre a carreira médica e acadêmica, além de mencionem ações solidárias e de caridade na vida pessoal do cirurgião plástico falecido em novembro do ano passado. Para a comunidade local, a cerimônia foi um ato festivo e de boas vindas ao serviço que está em funcionamento desde 31 de março.

Em seu pronunciamento, o prefeito José Crespo destacou ter sido uma satisfação visitar as instalações da unidade e cumprimentou toda equipe da Secretaria da Saúde pelo empenho. Salientou, ainda, a realização de entregar uma unidade moderna e equipada e “o que é mais importante, com o evidente entusiasmo dos colaboradores que estão trabalhando nela”.

O prefeito, informou ainda que, diferente da construção do residencial, a instalação da unidade não ocorreu com recursos públicos, pois foi feita em cumprimento a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado com o Shopping Pátio Cianê, em compensação por uso de área pública na época de instalação do empreendimento. “Concordaram em fazer a construção sem entrar na justiça e hoje o prédio é realidade e está à disposição desta população.

Não foi feito com recursos públicos, mas é um equipamento público que deve ser muito bem utilizado e zelado por todos”, destacou.
Em uma fala breve, o secretário da Saúde, Rodrigo Moreno, acentuou que a área de Atenção Básica à Saúde é “a menina dos olhos do governo a pedido do próprio prefeito.

É a porta de entrada principal para quem precisa da rede municipal de saúde e, com essa importância, não é uma área exclusiva da saúde, depende da participação de todo o governo, de todas as secretarias municipais, a quem agradecemos a parceria e o empenho”, reconheceu o secretário.

A UBS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e já oferece integralmente atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, com ações de promoção à saúde e de prevenção nas áreas de saúde do adulto, da criança e da família. Nesta primeira semana de atividades, a unidade já realizou mais de dois mil cadastramentos de moradores para solicitação de prontuários às outras UBSs onde eram atendidos.

“Estamos muito felizes com essa inauguração e empenhados em oferecer uma assistência de qualidade aos moradores”, disse a coordenadora Daniele Comino Naloto.

Subsíndica de um dos dezesseis condomínios do residencial, Alzira Solange de Almeida, também é uma das funcionárias da UBS e, apesar de ainda não ter se mudado, fala com prazer da nova vida.

“Já estou vivendo a realidade do bairro, conhecendo as pessoas e percebo a satisfação delas”, comentou. Para o cadastro dos moradores na unidade, ela comenta que as principais dúvidas são sobre o histórico de atendimentos e guias para encaminhamentos que estão em outras unidades. E sobre isso, o esclarecimento é que tudo será transferido à UBS Carandá sem problemas.

Já para sua nova atividade como subsíndica, Alzira demonstra inspiração e determinação comentando que pretende desenvolver um projeto de sustentabilidade que já está começando com orientações sobre coleta seletiva e reciclagem no seu condomínio.

Em nome da família Dini, se manifestaram durante a cerimônia de inauguração o tio do médico homenageado, Luciano Dini, e a mãe, Heloísa Dini, que estava acompanhada da esposa do médico, Aline Dini.

Representando os 10 mil moradores do Carandá, quem se pronunciou durante a inauguração foi a dona de casa Maria Ambrosina de Souza Santos, moradora do Condomínio Carandá Paulista.

Também estiveram presentes a primeira dama de Sorocaba, e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lílian Crespo, e a vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, além de secretários e representantes de todas as pastas da administração municipal.

Para a inauguração, houve a participação voluntária do Coral Vozes da Esperança, do bairro Nova Esperança, e da Associação Pintura Solidária oferecendo oficina de pintura às crianças presentes e pintando um quadro coletivo que será exposto na unidade. Consultórios e demais salas de atendimento da UBS também já estão decorados com quadros cedidos pela entidade.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios