Tags

Mais festiva, ainda mais saudável e natural. Nesta Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Abastecimento e Nutrição, serve um cardápio diferenciado na alimentação dos 55 mil estudantes da rede de ensino municipal.

Desde segunda-feira (3) e até esta sexta-feira (7) os alunos saboreiam misturas, sobremesas e lanches especiais.

Entre os pratos ofertados estão o peixe à portuguesa, lanche natural recheado com frango, cenoura, pimentão e requeijão. Salada de frutas com banana, maçã e mamão, além de frutas como sobremesa diariamente e sucos naturais variados são outros dos itens do cardápio.

O secretário de Abastecimento e Nutrição, Alexandre Hugo de Morais, diz que o objetivo desse oferecer esse cardápio aos pequenos é também estimular toda a cidade a consumir alimentos saudáveis, tanto é que está expandindo e criando novas feiras livres.

Ele crê que os estudantes multiplicarão em suas famílias as informações que estão recebendo sobre a saborosa e saudável gastronomia que estão se servindo nesta semana.
Proteínas, vitaminas e minerais

A nutricionista Mariana Battaglin Villas Boas Álvaro, que integra a Secretaria de Abastecimento e Nutrição, observa que o cardápio é formado por alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais.

Cita que o peixe, além de fonte de proteína, é um alimento que contribui para a inteligência, estimulando a cognição cerebral. Acrescentou ainda que itens que cotidianamente são ofertados, foram unidos nas alimentação da semana para ficar ainda mais saborosa e atrativa.

Exemplo foi o bolo de laranja, com leite achocolatado e saladas de frutas servidos na quarta-feira (5) aos estudantes do ensino infantil da rede de ensino municipal. A alegria e a empolgação das crianças em consumir essa combinação era visível na turma do Centro de Educação Infantil (CEI) 8 – “Prof. Messias Ribeiro de Noronha Cunha”, na Vila Progresso.

A diretora do CEI-8, Sônia Maria Carvalho de Sanctis Garcia, confirmou que a alimentação especial, além de saudável, está sendo muito bem recebida pelas crianças. Contou que algumas repetem várias vezes. A diretora Sônia Garcia citou também que o cardápio da semana inclui os alimentos com preparo especial, como os servidos para os alunos com algum tipo de alergia, como ao leite, por exemplo.

Sexta-feira tem seminário sobre alimentação saudável

Dentro da programação, da Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil, nesta sexta-feira (7) será promovido o Seminário Alimentação Saudável para um Futuro Melhor. Ele será aberto a qualquer pessoa interessada, no auditório da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas.

Os temas abordados serão o combate e prevenção à obesidade infantil, a alimentação saudável e a qualidade da alimentação que é servida aos estudantes das escolas municipais de Sorocaba. As palestras serão proferidas pela médica endocrinologista infantil, Cyntia Watanabe e pelo médico do esporte, Millen Eduardo Puccinelli.

A Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil é prevista na lei municipal número 8.121/2007. Ela prevê que todos os anos, na semana do Dia Mundial da Saúde, sejam promovidas atividades para celebrar a data e conscientizar a sociedade.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios