Tags

,

O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), convida a população para participar de audiência pública para discutir a necessidade de mutirões da saúde em Sorocaba, como forma de diminuir a fila de espera para exames e cirurgias.

O evento será no plenário do Legislativo, às 9h30 da próxima sexta-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, data que coincide com a da criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.

Para a audiência foram convidados representantes da área da saúde ligados aos governos municipal, estadual e federal, além de especialistas do setor privado. Entre as autoridades que já confirmaram presença estão o secretário da Saúde, Rodrigo Moreno; a coordenadora do Departamento Regional de Saúde (DRS-16) de Sorocaba, Silvia Ferreira Abraão; o gestor da Santa Casa de Sorocaba, José Luís Pimentel; o presidente do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Pascoal Martinez Munhoz, e o diretor da Policlínica Municipal de Especialidades, Paulo Oliveira Cordeiro.

“O objetivo é apresentar casos, discutir propostas e viabilizar iniciativas, pois enfrentar filas já virou parte do cotidiano de muito sorocabano que vai às unidades de saúde em busca de atendimento”, destaca Rodrigo Manga.

Tal problema não se resume apenas aos postos em bairros e unidades de emergência da rede municipal. Hospitais e outros departamentos ligados ao governo federal e estadual também vivem situação preocupante. “São horas de espera para ser atendido, até mesmo para marcar uma consulta. E quando se consegue, o munícipe precisa esperar por meses, ou até anos, até passar pelo médico ou conseguir um simples exame”, ressalta o vereador.

Nesse sentido, segundo Manga, a realização de mutirões de saúde para atendimento de demandas específicas seria um meio eficaz de diminuir a fila de espera para consultas ou exames em especialidades clínicas, bem como minimizar a angústia do paciente pelo aguardo de atendimento.

“Qualquer pessoa pode participar da audiência, principalmente quem tem algum problema de saúde e está à espera que o seu caso seja resolvido”, acrescenta o vereador.

A realização da audiência pública foi proposta por Rodrigo Manga (DEM) por meio do Requerimento nº 291/2017, aprovado em plenário no dia 16 de fevereiro deste ano.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios