Tags

,

Passados aproximadamente três meses após a inauguração da Vila Dignidade, o sucesso do projeto social pode ser visto no rosto dos moradores e na forma como estão interagindo entre si, com companheirismo e cumplicidade.

Antes residentes em áreas de risco, muitos sem laços familiares ativos ou mesmo sem nenhum parente em Sorocaba; a idade e a vulnerabilidade social eram os fatores a unir a vida dessas pessoas.

A Vila Dignidade abriga vinte residências em forma de um pequeno condomínio fechado na região do Bairro Piazza de Roma. A escolha dos moradores obedeceu a uma série de critérios sociais e foi conduzido pela equipe de assistência social da Prefeitura de Sorocaba, hoje abrigada na Secretaria de Igualdade e Assistência Social.

Acompanhada de perto pela secretária Cíntia de Almeida, a Vila Dignidade está sendo transformada gradativamente em um projeto de referência na aplicação de políticas públicas para idosos. Cíntia já conduziu a supervisão de obras de reparos no local e promoveu ações recreativas, culturais e lúdicas no ambiente, além de destacar funcionários da sua equipe para suprir as necessidades mais corriqueiras dos residentes no espaço.

A secretária está articulando ações entre várias secretarias da Prefeitura de Sorocaba para que a Vila Dignidade seja um projeto de todo o governo, com o envolvimento de todos. “Sorocaba está se transformando em modelo para todo o Brasil no que se refere a políticas públicas para esse público. Estamos transformando a Vila Dignidade em um ambiente cada vez mais agradável para seus moradores, além de envolver a comunidade e trazer os moradores do entorno para conhecê-los”, ressalta a secretária.

Outro visitante corriqueiro da Vila Dignidade tem sido o Dr. Jorge Latuf Filho, diretor Regional da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, que tem acompanhado os progressos na gestão do pequeno conjunto residencial e apoiado com sugestões e orientações as ações do município.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios