Tags

A Prefeitura de Sorocaba celebra a Semana de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil, desde esta segunda-feira (3) até a sexta-feira (7), devido a passagem do Dia Mundial da Saúde. E para comemorar esse período, a Secretaria de Abastecimento e Nutrição promove diferentes atividades.

“O nosso objetivo é cada vez mais fomentar e discutir a alimentação saudável, estendendo a todo público infantil, com ênfase aos estudantes das escolas municipais”, explica o secretário Alexandre Hugo de Morais.

Durante todos os dias desta semana os estudantes já recebem um cardápio especial, ainda mais saboroso e saudável, todo aprimorado. Na quarta (05) e quinta-feira (06), a atividade “Alimentação saudável, aprendendo a escolher alimentos” vai conscientizar as crianças, por meio de muitas brincadeiras, a optarem pelos alimentos mais saudáveis. E na sexta-feira (07) qualquer pessoa interessada poderá participar do seminário sobre o combate e prevenção à obesidade infantil.

Seminário contra a Obesidade Infantil

O Seminário Alimentação Saudável para um Futuro Melhor será aberto a qualquer pessoa interessada e será promovido na manhã da sexta-feira (7), no auditório da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas. Serão tratados os temas relacionados ao combate e prevenção à obesidade infantil, a alimentação saudável e a qualidade da alimentação que é servida aos estudantes das escolas municipais de Sorocaba.

As palestras são proferidas pela médica endocrinologista infantil, Cyntia Watanabe e pelo médico do esporte, Millen Eduardo Puccinelli. Os trabalhos seguirão a seguinte programação: recepção às 8h; abertura e apresentação da Secretaria de Abastecimento e Nutrição às 9h; palestra com nutricionistas às 9h15; palestra com a médica endocrinologista infantil, Cyntia Watanabe, às 10h; apresentação de dança da academia Regina Fonseca às 10h45 e palestra com o médico do esporte Millen Puccinelli às 11h.

Educação Nutricional

Aprendizado de forma simples e divertida em oito diferentes escolas, na quarta-feira (05) e quinta-feira (06) . As crianças da rede municipal de ensino estão aprendendo os alimentos mais saudáveis por meio de teatro, história, música, fantoche e muita brincadeira. É a atividade “Alimentação saudável, aprendendo a escolher os alimentos”, que a Secretaria de Abastecimento e Nutrição leva às escolas de ensino infantil e parcial, em parceria com os estudantes universitários do curso de Nutrição, da Universidade Paulista (Unip).

Durante a atividade os estagiários de Nutrição da Unip ensinam os pequeninos a comemo escolher os alimentos. Para isso usam trabalham com diferentes cores para relacioná-las com alimentos bons ou ruins, ou seja, os que devem ser preferidos e os que devem ser evitados. A atividade será promovida nos seguintes Centros de Educação Infantil (Cei): Vila Santana (Cei 2), Vila Progresso (Cei 8), Barcelona (Cei 5), Aparecidinha (Cei 10), Vila Gabriel (Cei 38), Jardim Arco Íris (Cei 9), Vila Olímpia (Cei 18) e Centro (Cei 15).

Cardápio está mais festivo, saboroso e saudável

Os estudantes de todas as escolas municipais de Sorocaba já estão sendo servidos desde esta segunda-feira (03) com um cardápio aprimorado para comemorar as atividades da semana. “O intuito é mostrar que a refeição pode ser festiva e ao mesmo tempo saudável e saborosa”, ressalta a nutricionista da Prefeitura, Mariana Battaglin Villas Boas.

Um dos itens contemplados no cardápio é o lanche natural composto por frango, cenoura, pimentão e requeijão, acompanhado de suco natural de maracujá e uva (fruta). O cardápio completo da semana pode ser conferido abrindo o arquivo anexado na página desta mesma reportagem, na Agência Sorocaba de Notícias, no endereço http://agencia.sorocaba.sp.gov.br .

Comemoração é prevista por lei

A Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil é prevista na lei municipal número 8.121/2007. Ela prevê que todos os anos, na semana do Dia Mundial da Saúde, sejam promovidas atividades para celebrar a data e conscientizar a sociedade.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios