Tags

Com o cadastramento das famílias e os primeiros atendimentos médicos e de enfermagem e ações educativas de saúde bucal, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Carandá começou a funcionar nesta sexta-feira (31), na Zona Norte de Sorocaba. O cadastramento e a atualização de prontuários das famílias continuam no mais novo bairro da cidade. A UBS funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Aos 14 dias de vida, Isabele Leme, foi a mais jovem moradora do Carandá a passar pela UBS no primeiro dia de funcionamento, levada pelos pais e acompanhada dos três irmãos mais velhos, Maike, de 6 anos, Anabelly, de 5 anos e Nicolly, de 2. A mãe, Estela Ruivo Leme, de 27 anos, fez questão de comparecer logo para o cadastro e assim garantir que família seja atendida no local. “Me informei quando começava. Hoje ninguém vai precisar de consulta, mas quando precisar já está tudo em ordem”, justificou enquanto embalava a caçula recém-nascida.

Também foi por precaução e cuidado com os filhos que a dona de casa, Lilian da Silva Uoya Cardoso, de 34 anos, compareceu à UBS para fazer o cadastro da família. Enquanto se informava, Marcelo, de um ano e três meses, e Suellyn, de 7 anos, assistiram a orientações sobre escovação com a equipe de saúde bucal da unidade. Ex-moradora da Vila Barão, Lílian está há menos de uma semana no Carandá e se emociona ao falar sobre a alegria de ter o próprio apartamento. “Minha irmã e meu cunhado vieram ontem, foram as primeiras visitas na minha casa nova. É um sonho”, comemora.

A UBS Jardim Carandá oferece atendimentos nas áreas de saúde do adulto, da criança e da família e tem capacidade para cerca de 200 pacientes por dia, moradores do próprio residencial e dos bairros Altos de Ipanema e Caguaçu.

As atividades no local começaram alguns dias antes da abertura, conforme explicou a coordenadora Daniele Naloto. “Em conjunto com os síndicos dos condomínios organizamos a etapa dos cadastramentos.

A partir desta fase, nossa equipe solicitará os prontuários dessas famílias às outras UBSs onde eram acompanhadas”, explicou. A coordenadora destaca que a receptividade dos síndicos e dos primeiros pacientes atendidos tem sido muito positiva e a equipe da unidade está bastante motivada.

Com 1.068 metros quadrados de área construída, a unidade é uma das maiores da cidade e elevou a rede municipal de atenção básica para 32 UBSs. Os atendimentos serão de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, enfermagem e odontologia. Todos os pacientes que buscarem a UBS passarão por um acolhimento para avaliação de risco e encaminhamento ao serviço adequado.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias