Tags

Sorocaba realizará o primeiro Mutirão Municipal de Cirurgias de Cataratas a partir de abril. O objetivo da ação é atender a cerca de 4 mil cirurgias reprimidas na rede de saúde nos últimos anos.

Os procedimentos serão realizados pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e os pacientes que aguardam por essas cirurgias serão convocados e terão suas consultas de avaliação agendadas para dar início ao processo pré-operatório. A capacidade será de cem cirurgias por mês.

Para viabilizar o mutirão, a Secretaria da Saúde de Sorocaba realizou a gestão dos recursos já existentes na rede, de acordo com a necessidade de atendimento das cirurgias, sem ser preciso contratar novos serviços. “Aproveitamos um contrato já existente com o BOS e que não vinha sendo 100% utilizado. Redirecionamos esta parte do contrato para atender às cirurgias de catarata, atividade que é de pleno domínio técnico e médico por parte do prestador de serviço”, explicou o secretário da Saúde, Rodrigo Moreno.

O contrato existente com o BOS é para a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden. Segundo estabelecido, o BOS pode receber pela realização de até 18 mil atendimentos mensais naquela unidade. Porém, essa carga máxima não vem sendo atingida, ficando em uma média mensal de 14 mil atendimentos. É esta diferença do que não vem sendo prestado de serviço e, portanto, não vem sendo faturado, que será aproveitada para a realização do mutirão.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios