Tags

No sábado (1º) foi inaugurada a feira livre do Residencial Carandá, cujas famílias começaram a se mudar uma semana antes.

O Residencial Carandá vai abrigar cerca de dez mil pessoas e logo no primeiro dia da feira a satisfação foi constatada em ambos os lados das bancas: consumidores elogiaram a qualidade dos alimentos e os feirantes se surpreenderam com o volume de vendas.

A feira do Carandá tem 30 bancas de feirantes e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Abastecimento e Nutrição, estuda alguma forma para ampliar, entre elas, promovendo mais de uma vez por semana.

Os feirantes ouvidos disseram que no próximo sábado levarão muito mais produtos, já que uma parte dos que expuseram em algumas bancas acabou antes do término da feira. A feira do Carandá ainda foi uma nova oportunidade de renda para pessoas que estavam desempregadas e passaram por treinamento, se regularizaram conforme a legislação e no sábado tiveram a primeira experiência como feirantes.

Nova chance
Ivone Aparecida Rodrigues dos Santos, 31 anos, perdeu o emprego como cozinheira. Na feira do Carandá ela montou uma banca com batata, cebola e alho. Os consumidores começaram a chegar por volta das 6h30 e às 10h a batata já tinha acabado. Alho e cebola havia, mas ela estava com a certeza que tudo acabaria até o meio-dia. Surpresa com o resultado das vendas, disse que na próxima semana levará mais variedades e em maior quantidade.

Murilo Gentil, 33 anos, também estreiou no sábado como feirante e supreendeu-se com o resultado das vendas. Há anos ele era bancário, mas depois que deixou o emprego vinha atuando como ambulante, vendendo alimentos e utensílios em uma carreta engatada ao carro pela Vila São Gabriel. Falou que não vai deixar a atividade de ambulante porque dá retorno, no entanto, enfatizou que vai tentar entrar em mais outras feiras da cidade, porque o lucro é maior e os clientes ainda vão até ele.

O secretário de Abastecimento e Nutrição da Prefeitura, Alexandre Hugo de Morais, explicou que os interessados passam por um curso que ensina as regras para atuarem como feirantes e, a partir de então, podem comercializar alimentos, roupas, produtos eletrônicos e artesanatos, desde que estejam regularizados para a atividade. “É como se fosse montar uma empresa”, comparou.

Já o benefícios para os consumidores, ainda de acordo com o secretário Alexandre Hugo de Morais, é a oferta de produtos frescos, de qualidade e que passaram por menos atravessadores, o que garante uma alimentação ainda melhor para a saúde e com excelente preço. “Tudo isso sem precisar sair do Residencial Carandá”, ressaltou.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura, Maurício Campanati, elogiou a adesão tanto dos moradores como dos feirantes, e observou o sucesso que estava a feira logo no primeiro dia, em que nem todos estavam sabendo que ela seria promovida. Na opinião de Campanati, com a notícia correndo boca a boca entre a vizinhança, ela deverá ficar ainda mais movimentada.

O presidente do Sindicato dos Feirantes de Sorocaba e Região (Sifaso), Ariovaldo Padilha, ressaltou que a parceria entre o sindicato e a Secretaria de Abastecimento e Nutrição está criando novas feiras na cidade, o que não ocorria há 16 anos e também aumentando o número de feirantes.

Compras e amizades
Roseli de Araújo, 48 anos e Maria Conceição Afonso, 52 anos, são diaristas, e ambas moravam no bairro Laranjeiras. No Residencial Carandá elas se mudaram para condomínios distantes um do outro e foi na feira que se reencontraram. Falavam sobre os novos apartamentos, dos itens da feira até que uma delas lembrou do feijão no fogo e apressou-se para ir embora. Ambas de sacolas cheias, elogiaram a oportunidade da feira dentro do Residencial Carandá.

Coentro, couve e cebola eram levados para a casa pela consumidora Adriana Areias Bezerrra da Silva, 45 anos. Disse que enquanto o marido e os dois filhos continuavam com a árdua tarefa de arrumar as mudanças no apartamento, ela assumiu a incumbência de ir até a feira. E gostou muito do que encontrou bem pertinho de casa.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias