Tags

As bicicletas de 12 estações do Integrabike foram reativadas nesta quinta-feira (30), após a finalização do serviço de manutenção realizado durante esta semana pela M2 Soluções em Engenharia Ltda. – Compartibike.

Com isso, os sorocabanos já voltaram a utilizar o sistema nestes locais com mais qualidade e segurança. Todas as estações e as bicicletas ganharam reforço, com novas travas de segurança.

Operado pela M2 Soluções em Engenharia Ltda. – Compartibike e gerenciado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, o Integrabike possui atualmente 25 estações distribuídas pela cidade, totalizando 200 bicicletas disponíveis para o empréstimo gratuito aos usuários cadastrados. Este trabalho de manutenção é necessário devido a ocorrências de vandalismo e furto, principalmente nas estações localizadas no Wanel Ville e no Jardim Ipiranga.

De acordo com a Urbes, foram reativadas nesta quinta-feira as unidades do Campolim, Poupatempo, Ponte Pinga-Pinga, Biblioteca Municipal, Praça Los Angeles, Nogueira Padilha, Praça do Relógio, Praça Nove de Julho, Parque das Águas, Maria Eugênia, Vila Angélica e Uniten.

Entre as melhorias nas baias, foram implantadas novas molduras de aço no local onde o pino da bicicleta encaixa. Com relação às bicicletas, 50 unidades foram adquiridas e outras 30 passaram por revisão total. Além disso, todas ganharam um novo pino mais robusto que o antigo.

Segundo a Urbes, também nesta quinta-feira teve início a segunda etapa do serviço, quando as demais estações foram desativadas gradativamente e reativadas conforme a finalização do trabalho. As unidades localizadas na Armando Pannunzio, Dom Aguirre, Parque Kasato Maru e Parque dos Espanhóis voltam a funcionar no final do dia desta quinta-feira. As estações da Avenida Itavuvu, Avenida Ipanema, Praça Adolpho Hanickel e Ponte da Rua XV voltam a funcionar na sexta-feira (31). Já as estações Praça Frei Baraúna, Praça Cel. Fernando Prestes e Praça da Bandeira ficarão disponíveis à população no sábado (1).

Primeira vez

O assistente administrativo, Mauro Rossi Lopes Junior, morador do Jardim Europa, utilizou o Integrabike pela primeira vez na tarde desta quinta-feira (30). Mauro sabia que o sistema estava em manutenção e deu sorte, pois quando chegou na estação localizada no Campolim, por volta de 13h, o serviço já havia sido reativado e inclusive tinham quatro bicicletas disponíveis aos usuários.

Segundo o munícipe, a sua estreia com as bicicletas compartilhadas de Sorocaba ocorreu porque o seu carro apresentou um problema mecânico e pela manhã acabou indo a pé ao trabalho, após perder o horário do ônibus. “Chegando no trabalho é que tive a ideia de usar o Integrabike”, confessou.

Rapidamente, Mauro fez o seu cadastro pela internet e no horário de almoço foi até a estação do Campolim para utilizar a bike. Tudo foi bem simples: ao chegar na estação utilizou o seu cartão e em poucos segundos já tinha destravado a sua bicicleta para uso. “É bem bacana. Vou para casa de bicicleta para almoçar e na volta consigo uma carona para voltar ao trabalho. Hoje foi tudo favorável”, comentou.

Como utilizar

Quem não é cadastrado no Integrabike pode fazer parte do sistema através do sitewww.integrabike.compartibike.com.br. Para isso é necessário ter um cartão do transporte coletivo válido, informar alguns dados pessoais, e ainda um cartão de crédito. Também é possível se cadastrar em uma das Casas do Cidadão, na Central de Atendimento do Terminal São Paulo ou na sede da Urbes. Nesses locais, o cadastramento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e é obrigatória a apresentação de documento original com foto e o cartão de transporte coletivo. Mais informações podem ser obtidas pelo sitewww.urbes.com.br.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios