Tags

Sorocaba é a cidade com mais de 500 mil habitantes com melhor desempenho no Estado, obtendo o 7° lugar no Ranking Ambiental Paulista 2016 do Programa Município Verde Azul.

É o único município que permanece entre os primeiros 10 lugares desde 2010 e é considerada exemplo ambiental, conquistando mais uma vez o selo do programa.

O Programa Município Verde Azul tem como principal objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, incentivando a descentralização da agenda ambiental, visando o protagonismo dos municípios e a eficiência da Gestão Ambiental Local. O secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, e técnicos da pasta participaram do encontro de capacitação ambiental do Programa Município VerdeAzul – ciclo 2017 na cidade de Itapetininga.

Nesse encontro foram apresentadas as 10 diretivas (Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Trabalho e Resíduos Sólidos), com as alterações e considerações que foram reavaliadas após sugestões dos municípios.

O Programa Município VerdeAzul tem como principal objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, incentivando a descentralização da agenda ambiental, visando o protagonismo dos municípios e a eficiência da Gestão Ambiental Local.

Segundo o secretário Jessé, o governo atual possui grande preocupação com as questões ambientais. “O Programa Município VerdeAzul propõe desafios e faz exigências importantes para a preservação e controle ambiental. A equipe da Sema está sendo capacitada para coordenar o processo de cumprimento dos critérios estabelecidos pelo programa, mas o programa é da cidade”, destacou.

“O programa dividiu o Estado em 10 regiões, o evento de hoje é específico para os municípios da região de Sorocaba. A partir da finalização dessa primeira etapa de capacitações regionais, serão consolidadas algumas questões que estão gerando maior questionamento”; explicou Sara Regina de Amorim, Interlocutora suplente do PMVA, da SEMA de Sorocaba.

O Programa Município VerdeAzul envolve políticas públicas vinculadas às diversas secretarias municipais, a participação dessas equipes é exigida em algum momento no cumprimento das ações preconizadas pelo Estado, e demonstra o quanto a agenda ambiental permeia as diversas agendas de interesse do município.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios