Tags

O Parque Tecnológico de Sorocaba passou a receber especial atenção da Prefeitura nessa administração. Considerado como um elemento estratégico para a gestão, planejamento e implementação do plano de desenvolvimento econômico de Sorocaba, o Parque está aproveitando o seu potencial e suas principais características e direcionando sua atuação para a indústria criativa.

Hoje a maior parte das empresas instaladas no Parque Tecnológico, a partir do sistema de incubação, já atua no desenvolvimento de sistemas e produtos ligados à tecnologia. As indústrias criativas são aquelas que desenvolvem sistemas ou produtos baseados na criatividade, capacidade e talentos individuais, potencializando a criação de emprego, renda e riquezas através do incentivo e exploração da criação intelectual. Os segmentos mais comuns de atuação desse tipo de indústria são a publicidade; o cinema e as artes em geral; pesquisas em engenharia de materiais, além da produção de softwares e sistemas computadorizados.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Sorocaba, Roberto Freitas, esse tipo de indústria requer pouco investimento e torna-se extremamente lucrativa tanto na geração de emprego e renda quanto à possibilidade de se levar o nome da cidade para fora a partir das suas produções.

Neste ano, o PTS já realizou diversas ações de fomento à indústria criativa, tais como a abertura de novo edital para interessados em atuar como incubada e um programa de treinamento de startups, este em parceria com o Sebrae e outras entidades.

“Sorocaba tem grande potencial técnico-científico e intelectual. As principais universidades do Estado de São Paulo são nossas parceiras no desenvolvimento de ações no PTS e, consequentemente, no investimento da criatividade como elemento de produção econômica e comercial”, diz Roberto Freitas. “Com pouco investimento e mais gestão estratégica partindo da parceria entre poder público e desenvolvedores, temos como receber, em contrapartida ao município, o que for produzido de tecnologia no município”, completa o secretário.

De soluções para a saúde a sistemas de gestão integrada:

As empresas incubadas no Parque Tecnológico desenvolvem diversos tipos de serviços e produtos, tendo como referência a aplicação de novas tecnologias. São produtos que vão de pele artificial já testadas em procedimentos veterinários a softwares para a análise e melhoria de gestão de empresas.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios